Notícias Maravilha São José do Cedro Inserção Social

Agronomia na Comunidade contribui para produtores melhorarem a qualidade do leite

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
21 de Dezembro de 2018

Os cursos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha realizaram, recentemente, o evento "Agronomia na comunidade: qualidade da água x qualidade do leite x contaminação de equipamentos". A atividade contou com a participação de agricultores da região dos dois municípios. Durante o evento, a professora doutora Eliandra Rossi ministrou uma palestra sobre os fatores que podem interferir na qualidade do leite cru refrigerado e abordou sobre as diversas pesquisas já realizadas pela Unoesc com produtores da região.

Os acadêmicos também apresentaram os resultados das análises realizadas durante as aulas práticas de Microbiologia. Cada agricultor recebeu um laudo com os resultados encontrados na sua propriedade referente à qualidade da água, ao leite cru refrigerado e à higienização de equipamentos. Os agricultores também puderam visualizar no microscópio os principais organismos encontrados no leite cru contaminado.

Segundo a professora doutora Eliandra Rossi, a atividade promoveu um contato do acadêmico com os desafios enfrentados para manter a qualidade da produção leiteira.

— Além disso, proporcionou ao futuro agrônomo o conhecimento científico das técnicas utilizadas para avaliar a contaminação microbiológica no leite cru, na água e nas superfícies — destaca a professora, acrescentando que os alunos relacionaram a teoria com a prática e compreenderam que diversos fatores podem interferir na qualidade e que todos devem ser levados em consideração no momento de orientar o produtor.

Os coordenadores dos cursos, professores Claudia Klein e Alceu Cericato, destacam que, ao desenvolver pesquisas voltadas às atividades rurais regionais, são levadas informações aos produtores com o objetivo de melhorar os seus processos. Além disso, atividades como essa fortalecem nos estudantes o perfil para a pesquisa e a extensão rural.

Para o acadêmico Edimilson Dalmagro, o evento foi importante para conscientizar o produtor a cuidar da qualidade da água e  fazer as análises, uma vez que não é possível ter certeza de que a água é própria para o consumo apenas pela cor e odor. Ele acrescenta que também foram passadas informações sobre como fazer a limpeza da caixa de água.