Notícias São Miguel do Oeste Palestra

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
12 de Maio de 2022

Acadêmicos do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho e advogados lotaram o Centro Cultural da Universidade, na noite de terça-feira (10), para participar da palestra "Caso Kiss: a nova advocacia criminal para além do que se vê". A palestra foi ministrada pelo advogado criminalista, doutor Jader da Silveira Marques, que atuou na defesa do réu e sócio da Boate Kiss, Elissandro Spohr, desde a fase do inquérito policial até a fase recursal.

Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Peterson Schaedler, o palestrante tratou sobre aspectos procedimentais do Tribunal do Júri e abordou os bastidores do caso, com ênfase na sua atuação enquanto advogado.

— O doutor Jader Marques encantou o público presente por trazer uma abordagem apaixonada pela advocacia criminal. Com uma longa trajetória profissional, transmitiu em detalhes o dia a dia dessa tão importante carreira jurídica, essencial à função da Justiça — ressalta o coordenador.

A coordenadora do curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho, professora Fernanda Trentin, destaca que a palestra inseriu o acadêmico no cotidiano de um processo real.

— Mais do que explanar sobre o Caso Kiss, o professor Jader falou sobre os desdobramentos práticos da atividade do advogado em situações com proporções como essa, com bastante informação disponível na mídia e com repercussão nacional —  comenta a coordenadora.

Para a acadêmica e integrante da Comissão dos Acadêmicos de Direito da 18ª Subseção da OAB, Maria Helena Maran, o tema abordado trouxe uma nova perspectiva para quem pretende ingressar na advocacia nos próximos anos.

— A fala do doutor Jader sobre a importância de ouvir, atentamente, as necessidades do assistido é de muita valia. Além disso, o palestrante alertou para a necessidade de se construir um novo perfil de profissionais que prezem pela autenticidade e desconstrução de velhos hábitos, para que tenham sucesso e realização. Fiquei muito satisfeita com o resultado do evento! — conta a acadêmica.

O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Miguel do Oeste, em parceria com a subseção de Dionísio Cerqueira, com a  Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA) Extremo-Oeste, com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e com a Unoesc.