Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Acadêmicos participam de webinar sobre tecnologias e educação

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
25 de Junho de 2020

Os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Pedagogia e Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, do webinar "Tecnologias e Educação: perspectivas e ferramentas para a educação" com o professor Albino Szesz Júnior. O evento teve o objetivo de apresentar ferramentas como suporte às aulas remotas, considerando o atual contexto da pandemia, além de discutir os benefícios e desafios da adoção de tecnologias.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Roberson Júnior Fernandes Alves, a pandemia do Covid-19 fez com que escolas e universidades revissem suas metodologias de ensino.

— Com essa nova realidade, milhares de professores e estudantes terão que encontrar novas formas de ensinar e aprender. Nesse contexto, as tecnologias se apresentam como recursos que podem mediar o processo de ensino e aprendizagem, durante as aulas remotas — destaca o professor, acrescentando que o evento contou com a participação de mais de 100 pessoas e teve um feedback positivo dos participantes.

A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação Física, professora Giovana Maria Di Domênico Silva, salienta que o mundo contemporâneo vem mostrando o quanto os estudantes do ensino superior e da educação básica são midiáticos e virtuais.

— Nessa perspectiva, o processo educativo pode e deve apropriar-se das tecnologias para melhorar, qualificar o processo de ensino e aprendizagem, em interação com o ensino presencial. Nesse momento de pandemia, foi necessário superar obstáculos e perceber as possibilidades da tecnologia, a partir do uso adequado de ferramentas, na construção do processo formativo — avalia a professora.

Para a acadêmica de Pedagogia, Bruna Cozer, em tempos de pandemia, é fundamental estar por dentro das tecnologias, que estão disponíveis, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

— Foi um momento muito proveitoso e descontraído. Ao mesmo tempo em que muitos conhecimentos foram compartilhados e adquiridos, tivemos a oportunidade de participar de um game em um aplicativo, que pode ser utilizado para tornar as aulas mais dinâmicas e lúdicas — conta a acadêmica.

O acadêmico de Ciência da Computação, Eduardo Mateus da Costa, avaliou positivamente o webinar.

— Com o Covid-19 tivemos que migrar quase que totalmente para a web. Ter um seminário com informações de tecnologias e maneiras de como lidar com essa mudança é muito importante — conclui o acadêmico.