Notícias Videira Aulas

Acadêmicos participam de atualização de processos de Psicologia e habilidades sociais

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
30 de Julho de 2020

No dia 23 de julho, foi realizado para os acadêmicos das 9ª e 7ª fases do curso de Psicologia da Unoesc Videira curso de atualização sobre Psicologia e Habilidades Sociais. O curso foi ministrado virtualmente, pelo prof. Me. André Luiz Thieme, psicólogo e docente do Centro Universitário de Brusque. Analista do comportamento, ele buscou apresentar um panorama da área da Psicologia voltada ás habilidades sociais.

Conforme  o professor, o campo denominado Habilidades Sociais constitui-se em área de investigação e aplicação do conhecimento psicológico sobre o desempenho social, cujos desdobramentos se materializam como método de tratamento na superação de déficits e dificuldades interpessoais, bem como na maximização de repertórios de comportamentos sociais.

Na ocasião, foram abordadas as temáticas voltadas a Interações Sociais, Habilidades Sociais e Competência Social, problematizando algumas categorias temáticas, como assertividade, empatia e manejo de conflitos.

Para  a acadêmica Jordana Saorin,  da 7ª fase do curso, o encontro oportunizou uma revisão do conteúdo anteriormente estudado, e ainda reforçou habilidades necessárias, tanto para a prática profissional quanto para a interação social.

— Compreender habilidades como comunicação, civilidade e empatia, ajuda o aluno a desenvolver uma nova visão acerca de sua profissão, principalmente quando levamos em consideração a arte da escuta e da fala – pontuou Jordana.

Para a também  acadêmica  da 7ª fase do curso de Psicologia da Unoesc Videira, Júlia Dalanhol,  a aplicação em seu cotidiano também constitui-se como um dos fatores importantes do curso.

—Foi de grande valia, tanto para agregar na nossa formação, quanto para nos fazer refletir se estamos nos comportando de maneira assertiva com as demais pessoas – reflete.

Já o  coordenador do curso de Psicologia, prof. Dr. Adriano Schlösser, explica que as  estratégias técnicas para lidar com manejo de comportamentos pró-sociais são fundamentais para a prática do profissional do psicólogo,  considerando a necessidade em instrumentalizar o acadêmico a lidar em situações de conflito interpessoal, bem como desenvolver habilidades técnicas para treinar indivíduos a desenvolverem comportamentos assertivos, nas diferentes etapas do ciclo vital.