Notícias São Miguel do Oeste Estudante

Acadêmicos de Psicologia colocam cartazes nos banheiros sobre empoderamento feminino e sororidade

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
14 de Maio de 2019

As mulheres que entram nos banheiros da Unoesc estão sendo surpreendidas com cartazes que falam sobre empoderamento feminino e sororidade. Um dos cartazes traz a seguinte frase: "Caso ninguém tenha lhe dito hoje: você é bonita, você é amada, você é necessária, você é forte, você é suficiente". Os demais cartazes falam sobre o papel da Delegacia da Mulher no combate à violência contra as mulheres e sobre o atendimento gratuito na Clínica de Psicologia da Unoesc.

A acadêmica de Psicologia, Eloisa Bido, conta que viu estudantes se mobilizarem e desenvolverem ações como essa nos banheiros de outras universidades e trouxe a ideia para dentro da Unoesc com o apoio do curso, da Vice-reitoria e da Diretoria de Graduação do campus. Ela destaca que o objetivo é colocar em prática a sororidade.

— Sororidade é a união e a aliança entre mulheres, baseada na empatia e no companheirismo em busca do alcance de objetivos em comum. O conceito está presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática desse movimento de igualdade entre gêneros. Mostra que precisamos nos ajudar e nos apoiar — detalha Eloisa, acrescentando que a iniciativa também contribuiu para que as mulheres procurem os serviços da Delegacia da Mulher e da Clínica de Psicologia.

Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes, a iniciativa dos acadêmicos da nona fase está sendo elogiada e muitas acadêmicas procuram a coordenação para agradecer pela ação. Ela observa que o empoderamento feminino tem um papel importante no combate à violência contra a mulher.

— É importante trabalhar o empoderamento feminino para fortalecer e aumentar a autoestima das mulheres e encorajá-las a se olharem de forma diferente, além do apoio que elas podem se dar enquanto mulheres — salienta a professora.

O curso de Psicologia da Unoesc também desenvolve palestras de autoestima, atendimentos clínicos e em grupo, na Clínica, e oferece atendimento a agressores por meio do Programa Basta.