Notícias Xanxerê Ensino Inovação

Acadêmicos de Pedagogia realizam aulas práticas em laboratórios

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
06 de Dezembro de 2021

Acadêmicos da 6ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê estudaram, na prática, os eixos temáticos apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são organizados em três unidades: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo.

A atividade ocorreu no componente curricular de Teoria e Prática em Ciências, ministrado pela professora Elisangela Bini Dorigon, e teve como objetivo muito mais que incentivar as práticas no componente de Ciências, desenvolver o encantamento pela disciplina entre os futuros professores.

Para enfatizar a prática, ocorreram quatro momentos, sendo alimentos, higiene e saúde, utilizando os laboratórios de microscopia e estereomicroscopia; os seres vivos: animais e a evolução, utilizando o laboratório de zoologia; o corpo humano e suas características, utilizando o laboratório de anatomia; e o reino vegetal, utilizando o laboratório de produção vegetal.

Para a acadêmica Ivanir Benjamim Antonio, as aulas práticas são fundamentais para o processo de aprendizagem e permitem experiências significativas, possibilitando, assim, a construção do conhecimento fundamentado em experimentação.

— Colocar em prática o que aprendemos na teoria, ser o agente da construção do próprio conhecimento perguntando, observando e analisando foram algumas das habilidades desenvolvidas durante as aulas práticas do componente de Ciências. Enquanto acadêmicos de Pedagogia, compreendemos a importância das práxis com intencionalidade educativa levando o aluno a relacionar o que aprendeu na sala de aula com o seu cotidiano, transformando, refletindo e agindo de forma construtiva — comenta Ivanir.

A professora Elisangela ressalta que as atividades práticas estimulam a criatividade e o encantamento pelas ciências.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.