Notícias São Miguel do Oeste Palestra

Acadêmicos de Odontologia da Unoesc São Miguel participam de palestra sobre aplicações do laser

Por: Silvana Ruschel
imprensa.smo@unoesc.edu.br
02 de Dezembro de 2022

O Curso de Odontologia, da Unoesc São Miguel do Oeste, promoveu a palestra “Aplicações do laser de baixa intensidade em Estomatologia”, ministrada pela especialista em cirurgia-bucomaxilofacial e com capacitação em laserterapia, Suelen Sanches. O evento contou com a participação dos acadêmicos e dos professores Michele Gassen Kellermann e Leonardo Mottes que mediaram as discussões acerca do tema com os estudantes.

De acordo com a professora, a atividade proporcionou aos estudantes conhecimento teórico e científico sobre laserterapia.

— Por meio do evento, os acadêmicos receberam orientações sobre indicações do laser para tratamento de lesões orais, bem como protocolos de aplicação — ressalta Michele.

Ela destaca que a palestra teve como objetivo proporcionar ao estudante um aprofundamento teórico em evidências científicas no manejo de lesões orais com laser, bem como, promover discussão sobre protocolos de laserterapia, utilizados para o tratamento de lesões mais prevalentes na prática clínica.

— Durante o curso também foi abordada a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) que é a associação do laser a um corante fotossensibilizante, visando o manejo de lesões infecciosas. Muitos estudos evidenciam que a utilização da fotobiomodulação ou laserterapia, em Odontologia, promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, em casos de lesões ulceradas, como herpes labial e aftas, auxiliando no processo de reparo tecidual e em pacientes que tenham quadros sintomáticos de desconforto como dor, queimação, conhecidos como síndrome da ardência bucal. Além disso, essa terapia tem demonstrado excelentes resultados no manejo de parestesia e paralisia com presença ou não de lesão clínica evidente. Nos dias atuais, a fotobiomodulação se tornou um importante aliado à Estomatologia, favorecendo a melhora e a cura dos pacientes — reforça a Michele.

A Clínica de Odontologia da Unoesc realiza atendimentos à comunidade, entre eles, o serviço de Diagnóstico e Tratamento de lesões orais, que são procedimentos como: biópsia, manejo de lesões vasculares, laserterapia e terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). Todo material coletado, durante os procedimentos de biópsia, é analisado microscopicamente, no Laboratório de Patologia Bucal da Unoesc, no campus Joaçaba.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.