Notícias Videira Ensino

Acadêmicos de Nutrição Visitam UTI Neonatal e Banco de Leite Humano

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
07 de Novembro de 2019

Como a atividade de extensão, os acadêmicos das 6a e 8a fases do curso de Nutrição,  da Unoesc Videira,  realizaram visita técnica, no dia 30 de outubro, ao Hospital Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos.  A iniciativa agregou conhecimentos, principalmente em relação aos componentes de Nutrição Materno-Infantil e Suporte Enteral e Parenteral, ambos administrados para essas turmas neste semestre, pela nutricionista e professora Marceli Pitt Coser.

Marceli explica que o Banco de Leite Humano (BLH) é voltado para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e para a doação de leite humano para bebês prematuros e com baixo peso ao nascer.

—No Brasil, é parte integrante do Sistema Único de Saúde. O BHL é reconhecido pela Organização Mundial as Saúde (OMS) como o maior e mais complexo do mundo— disse.

A visita técnica foi acompanhada pela Nutricionista Karoline Colombelli Trai responsável técnica da unidade, que além de explanar a sistemática do processo de seleção, coleta, análise, armazenamento, descarte e distribuição do leite materno humano, demonstrou na prática o funcionamento do BLH. Na oportunidade, os acadêmicos tiveram contato com algumas mães doadoras de leite, e a visualização da interferência do uso de medicamentos nas características do leite.

A visita também contemplou a UTI Neonatal, seu funcionamento, prescrição e distribuição de leite materno e/ou fórmulas, e os modos de administração, especialmente enteral e parenteral (aquelas regidas por sondas).

A unidade de Curitibanos, segundo a professora Marceli,  foi a última a ser implantada no Estado,  sendo referência regional.

— É a segunda vez que trago os acadêmicos para visitar a unidade. O hospital e a nutricionista do local sempre nos recebem com muito carinho, e não medem esforços para que a experiência seja única. Os acadêmicos ficam maravilhados! Temos muito a agradecer pela oportunidade, finaliza.

 

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.