Notícias São Miguel do Oeste Estudante

Acadêmicos de Direito da Unoesc participam de estágio na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
12 de Maio de 2022

Os acadêmicos do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Karine Bolsoni e Nícolas Groth, participaram, no início deste mês, do Programa Estágio-visita da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Peterson Schaedler, é enriquecedor para os acadêmicos conhecerem o espaço utilizado pelos legisladores catarinenses e a dinâmica do processo legislativo.

Durante o Programa, os acadêmicos participaram de diversas atividades, tais como: palestras; rodas de conversa; acompanharam a votação dos projetos de lei na Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Tributação e de outras comissões. Além disso, acompanharam a votação do projeto de lei que reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do leite e de outros alimentos. Os acadêmicos também participaram de oficinas sobre o Poder Legislativo Estadual, a estrutura da Alesc e o papel dos deputados estaduais. 

Para o acadêmico Nícolas Groth, as diversas oficinas mostraram a interligação entre diferentes áreas do conhecimento, indispensáveis para a formulação de leis e políticas públicas.

— O Programa proporcionou um maior conhecimento do processo de gestação das leis no âmbito estadual, desde a proposição, passando pelas comissões específicas e pelo plenário da Casa Legislativa. Além disso, evidenciou a importância do diálogo entre os diferentes poderes e grupos políticos para o fortalecimento da democracia no Brasil —  acrescenta o acadêmico.

A acadêmica Karine Bolsoni diz que participar do Programa foi uma experiência ímpar na vida acadêmica.

— Conhecer de perto os deputados, a rotina de trabalho e toda a dedicação que os profissionais da Assembleia precisam ter para garantir que uma lei seja aprovada ou não, demonstra que, realmente, existem pessoas trabalhando por nós. Além disso, vislumbrar na prática o que aprendemos, em sala de aula, contribui muito para a fixação do aprendizado e para a elucidação de tudo que a legislação prevê — conclui a acadêmica.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.