Notícias Xanxerê Graduação

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
18 de Novembro de 2020

Em comemoração ao dia do Designer, celebrado em 04 de novembro, acadêmicos e professores do curso de Design da Unoesc Xanxerê, além de convidados externos, prestigiaram uma live com Daniel Kini e Waldick Jabotá, integrandes da equipe do Estúdio Campana, na qual os profissionais apresentaram os principais projetos dos Irmãos Campana e o Instituto Campana.

Criado em 1984, em São Paulo, por Fernando (1961) e Humberto (1953), o Estúdio Campana é reconhecido pelo design de móveis e peças intrigantes. Atualmente, o estúdio atua nas áreas de arquitetura, paisagismo, cenografia, moda, além de projetos e comissões especiais.

Em 2009, os Irmãos Campana fundaram o Instituto Campana com o objetivo de preservar sua coleção para as gerações futuras e promover o design como uma ferramenta de transformação por meio de programas sociais e educacionais.

Daniel Kini, que trabalha com os irmãos a muitos anos, apresentou os principais projetos dos Campanas e como ocorreu o processo criativo de desenvolvimento para se chegar nas maravilhosas soluções de design.

Waldick Jatobá atua com os Irmãos Campana junto ao Instituto Campana, fundado em 2009. O Instituto é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que cumpre esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições nacionais e estrangeiras, empresas, organizações e entidades públicas e privadas.

A professora do curso de Design, Sandra Abello, comenta que a ideia foi oportunizar aos acadêmicos o conhecimento das estratégias de criação dos designers Humberto e Fernando que são um dos principais nomes do design brasileiro.

— Eles se utilizam do design como uma ferramenta de transformação através de projetos sociais e educativos. Os designers têm como inspiração as técnicas artesanais tradicionais e a reprodução de um produto que tenha como referência do material, da cultura do local aonde foi criado, agregando valor e respeitando a identidade cultural da qual o produto está relacionado — pontou a professora Sandra.

O coordenador do curso de Design da Unoesc Xanxerê, professor Daniel Bonavigo, parabeniza a professora Sandra Abello pelo contato realizado com o Estúdio Campana e comenta que essa interação entre acadêmicos e profissionais de renome nacional fortalecem o crescimento pessoal e profissional de todos, trazendo referencias e inspirações para o meio acadêmico.