Notícias São Miguel do Oeste Estudante

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
05 de Dezembro de 2019

Os acadêmicos de Ciência da Computação da Unoesc participaram, entre os dias 27 a 29 de novembro, do 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2019), em Foz do Iguaçu (PR).  O Latinoware é o evento mais importante da área de tecnologias livres da América Latina. Durante o Congresso, os acadêmicos participaram de palestras com temas diversificados, tais como: Blockchain, DevOps, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Soft Skills, Educação 4.0, Desenvolvimento Móvel e linguagens de programação.

Segundo o coordenador de Ciência da Computação, professor Roberson Júnior Fernandes Alves, o Latinoware oportunizou momentos de debate e troca de conhecimentos sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

— Durante o evento, foram apresentadas tecnologias e técnicas modernas, que estão sendo utilizadas por empresas tanto no Brasil como no mundo. Assim, os acadêmicos tiveram contato com tecnologias que, futuramente, poderão aplicar no mercado de trabalho — avalia Roberson.

A acadêmica Aline Bazotti destaca que o Congresso agregou vários conhecimentos, uma vez que abordou diversos assuntos que abrangem as áreas da tecnologia.

— Participar da Latinoware foi uma experiência incrível. Pude participar de palestras da minha área e tive acesso a muitas novidades aplicáveis ao meu trabalho e a projetos pessoais futuros — conclui a estudante.