Notícias Xanxerê Graduação

Acadêmicos de Artes realizam exposição de portfólios

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
05 de Agosto de 2022

Estão expostos, na Biblioteca Central da Unoesc de Xanxerê, os portfólios produzidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes.

Os portfólios são frutos do componente curricular de Práticas Pedagógicas: Ensino e Pesquisa, ministrado pela professora Sandra Abello, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe uma avaliação centrada na produtividade de um processo significativo que vise proporcionar ao estudante a oportunidade de passar pela estesia da aprendizagem de forma muito significativa.

O curso de Artes oferece a formação de um profissional com conhecimento científico na área, de maneira que tenha sensibilidade crítica, compreensão dos métodos, bem como competência pedagógica para a docência, objetivando a formação de cidadãos agentes de transformação social, aptos a interagir no mundo, aceitando e propondo desafios.

Algumas competências são importantes para se desenvolver em um ambiente formador para abordar, no seu ambiente profissional, temas de reflexão sobre os fundamentos do ensino das artes, das diferentes linguagens da sociologia, da antropologia e da pedagogia da arte levando a obter a capacidade de interagir com a arte e a cultura nos diferentes âmbitos que a promovem.

Avaliação em Artes por portfólio é um método processual de documentação pedagógica dos processos experienciados pelos alunos visando à reflexão do todo. A proposta foi construída com o intuito de demonstrar as etapas desta produção e reflexão que visam, a cada dia, serem revisitadas e melhoradas, pois não se esgotam em si mesmas.

A mostra permanecerá até o dia 20 de agosto.

*Com informações da professora Sandra Abello.