Notícias Videira Palestra

Por: joão Luiz Bariviera
joao.bariviera
22 de Maio de 2020

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira realizou, de 15 a 19 de maio, palestras para seus acadêmicos, abordando temas específicos da área, com o objetivo de complementar o conteúdo que vem sendo ministrado.

Em um primeiro momento, a engenheira civil, Milena De Paoli, formada pela Universidade de Passo Fundo e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Faculdade Meridional (IMED), de Passo Fundo-RS, falou sobre Avaliação e Perícias: a atuação do arquiteto e do engenheiro no cenário atual.

Desde 2016, Milena atua em seu escritório, principalmente na avaliação de imóveis e em perícias judiciais. Também realiza serviços de regularização de imóveis, usucapião judicial, Plano de Proteção Contra Incêndio e laudos técnicos de engenharia.  Juntamente com outros colegas peritos, está coordenando um curso presencial e um curso on-line, para perícias judiciais, que será oferecido em todas as áreas de Engenharia e Arquitetura, com o título “Como ser Perito".

Num segundo momento, o engenheiro mecânico, Lucídio Pagnussat, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Novos Empreendimentos, pós-graduação na FGV, em Gestão Empresarial, e com certificação internacional de auditor líder de Sistemas de Gestão ISO 9001, abordou o tema:  Conforto Ambiental: climatização em ambientes hoteleiros.

Lucídio Pagnussat gerenciou sistemas de meio ambiente, segurança do trabalho, administração de serviços patrimoniais e de propriedade, manutenção predial e industrial, administração de projetos e novas plantas industriais e comerciais em todos os Estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, Jeferson Suckow explica que em função da atual situação, as palestras também têm sido on-line, com boa aceitação por parte dos alunos, que participaram de forma intensa, com vários questionamentos aos palestrantes.

Para o acadêmico Robson Mengatto, as palestras contribuíram para o esclarecimento de muitas dúvidas, pois trataram de temas em que não há profissionais específicos da área na região. Ele afirma que os assuntos abordados contribuem diretamente no desenvolvimento dos projetos que eles vêm elaborando ao longo do semestre, garantindo segurança nas soluções propostas.

—Sob o formato das palestras, por webconferência, permitiu para nós, acadêmicos, que sem mudar nossa rotina, pudéssemos participar, evitando problemas de flexibilização de horário, por exemplo. Foi muito válida a iniciativa — comentou

Para o coordenador do curso, Jeferson Eduardo Suckow, esta modalidade de palestras (on-line) atende à necessidade atual que estamos vivendo, mas, acima disto, mostra como uma tendência, visto a possibilidade de garantir, futuramente, o encontro com profissionais diversos residentes em grandes centros urbanos e que apresentam dificuldade de locomoção até nossa cidade.

—Esse modelo vem se mostrando muito viável pois, sem custos para a instituição ou aos acadêmicos, oportunizando o contato com profissionais de outros estados, com uma realidade profissional diferente da encontrada em nossa região, contribuindo na construção do conhecimento aos futuros Arquitetos e Urbanistas— finalizou.