Notícias Joaçaba Sustentabilidade

Acadêmicos da Unoesc realizam o plantio de mais de mil mudas de árvores

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
31 de Janeiro de 2022

Acadêmicos da Unoesc estão desenvolvendo o projeto “Adote uma Arvore”, iniciativa de conscientização para a questão ambiental que visa acima de tudo o bem-estar e garantia de qualidade de vida para a geração atual e futura que habita o vale do Rio do Peixe. 

A ação teve início em agosto de 2021 e conta com a adesão dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Engenharia Química e até o momento viabilizou o plantio de mil mudas de espécies florestais nativas da região. As mudas são produzidas pelos acadêmicos na casa de vegetação ligada ao curso e também recebidas como doação.

— Há dois anos, a região Oeste de Santa Catarina encontra-se em uma situação de estiagem “mal percebida”, o que se deve à perda contínua de cobertura vegetal permanente. O Vale do Rio do Peixe é uma das microrregiões que vem sofrendo visivelmente os efeitos da crise hídrica, o que pode ser verificado no nível dos rios que compõem essa bacia hidrográfica e foi que motivou o projeto — afirmou o coordenador do curso, professor, Roberto Degenhardt,  

O professor explica, que as florestas prestam um importante serviço ecológico na manutenção da regularidade das chuvas e, portanto, na disponibilidade de água, na regulação da temperatura ambiental, na conservação do solo, preservação da biodiversidade e no bem-estar humano. São imprescindíveis para a manutenção dos rios, nascentes e das bacias hidrográficas.

— É necessária recuperação das áreas florestais perdidas em todo o mundo para deter os efeitos do aquecimento global e as consequências que poderão afetar drasticamente as condições de vida das gerações futuras — finalizou o professor.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.