Notícias Xanxerê Intercâmbio

Acadêmico do curso de Agronomia relata sua experiência ao realizar intercâmbio nos EUA

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Dezembro de 2018

Com o objetivo de proporcionar experiências diferenciadas, aprendizado de outra Língua, crescimento pessoal e conhecimento de várias culturas, a Unoesc constantemente fomenta o intercâmbio de seus acadêmicos. Um dos alunos que teve a oportunidade de passar um tempo fora do Brasil foi o estudante da 8ª fase do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, Gabriel Henrique Fonini.

O acadêmico esteve na Universidade de Illinois, nos EUA e participou por quatro semanas do Intercâmbio Agrícola do programa de imersão ofertado pela Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep). Junto com ele, estavam outros seis estudantes brasileiros de diferentes locais do país que buscavam aprimorar a comunicação em inglês e ao mesmo tempo, conhecer um pouco mais da agricultura do país americano.

Gabriel destacou que como a Universidade de Illinois, está localizada bem no coração do cinturão agrícola dos EUA, foi possível conhecer a grandiosa e moderna estrutura do campus, visitar laboratórios de produção vegetal, produtores locais, cooperativas, sistema de escoamento de grãos, técnicas de cultivo e novidades do ramo agrícola, que contribuíram muito para sua formação.

— A experiência foi muito proveitosa, pois o intercâmbio permite o contato com realidades extremamente diferentes do nosso cotidiano, nos mostra que é possível mudar a forma de fazer as coisas e o quanto precisamos estar aprendendo e buscando conhecimento técnico — avaliou o acadêmico.

O período de Intercâmbio vivenciado por Gabriel correu durante as férias de inverno, no entanto, há outras opções de períodos conforme a graduação cursada, país, e instituição de ensino superior que receberá o acadêmico. Atualmente a Unoesc mantém convênio com 19 universidades distribuídas em sete países: Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Chile, Equador e México.

— Se você, que está no primeiro ou no último semestre, e pensa em fazer intercâmbio, não perca tempo e busque a sua oportunidade no setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc. Quando voltar para casa, garanto que logo planejará o próximo — motivou Gabriel.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.