Notícias Xanxerê Graduação

Acadêmicas de Pedagogia realizam contação de histórias aos alunos da Umix

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edub.r
01 de Julho de 2022

Contar história rima com resgate de memória e de trajetória! Foi assim a atividade desenvolvida pelas acadêmicas da 1ª fase de Pedagogia, da Unoesc Xanxerê, com os alunos da Universidade da Melhor Idade – Umix, na quarta-feira (29).

Durante o semestre de 2022/1, no componente curricular de Teoria e Práticas da Literatura Infantil, ministrado pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, as alunas produziram vários materiais para contação de histórias utilizando objetos que fazem parte do cotidiano como guarda-chuva, lata e avental literários, baú de histórias com caixa de papelão, luva musical, personagens com peneira plástica e colher de madeira, entre outros.

Conforme a professora Rossaly, o objetivo é encantar os futuros alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, incentivá-los à leitura desde tenra idade, pois, de acordo com o autor Antonio Cândido, a literatura é um direito humano tanto quanto a alimentação, o vestuário, a habitação; ao não propiciar a fruição da literatura, pode-se mutilar a humanidade.

— Foi o que sentimos na partilha com os alunos da Umix: encantamento e humanização. Só temos a agradecer a acolhida, a receptividade, os sorrisos e o afeto com que fomos recebidos pela professora Neli Aparecida Gai Pereira, coordenadora do curso, e pelos alunos da Umix que, com sabedoria, alegria e entusiasmo também nos encantaram. Foi recíproco! Para mim e para as alunas da Pedagogia foi uma tarde inesquecível, muito acrescentou na formação das futuras professoras. A palavra é gratidão! — mencionou a professora Rossaly.

Os alunos da Umix comentaram sobre a atividade.

— O curso de Pedagogia está muito bem preparado e representado por essas garotas maravilhosas que, com muita sabedoria, souberam nos deliciar e nos enviar a um passado onde contávamos as histórias clássicas aos nossos netos, repetíamos diariamente a mesma história e as músicas. Essas, inclusive, ficaram gravadas na memória, nossa neta cantarolando. Temos certeza que serão excelentes profissionais. Exercerão a missão de formadoras da educação com muito amor, dedicação, criatividade, paciência, resiliência e sabedoria. Desejamos a todas as acadêmicas muito sucesso, pois nosso país está carente de afeto humano. Será através de vocês, professoras, que as crianças terão momentos de imaginação e fantasia — relataram o Sr. Eroni e a Sra. Irene.

— Foi muito bom, a apresentação dessas futuras professores me fez viajar no tempo. Tenho certeza que estão na profissão certa. Gratidão pela atividade e espero que meus netos tenham a oportunidade de serem alfabetizados por essas pessoas maravilhosas — citou a Sra. Salete Carpenedo.

Participaram da atividade as acadêmicas do curso de Pedagogia: Beatriz Santos do Nascimento, Gabriela Pedrozo de Moraes, Gabrielle Vitoria, Juliana Piovesan, Kaueli Calegari de Freitas, Leticia Franken, Maria Eduarda Candido da Silva e Thainá Trevisol.

*Com a participação da professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.