Notícias Chapecó Estudante

Acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo são vencedoras em Prêmio Destaques Núcleo D em Chapecó

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
09 de Junho de 2021

Na última quarta-feira (2), a Unoesc Chapecó, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou da premiação do Núcleo D ocorrida no restaurante Terrace do Hotel Bertaso.

Promovido pela Associação Núcleo D, o Prêmio Núcleo D Destaques visa valorizar e divulgar trabalhos desenvolvidos por Profissionais e Escritórios cadastrados, graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, promovendo a integração e incentivando o fortalecimento da Associação.

O concurso contemplou criatividade, inovação e qualidade técnicas nas categorias “Profissional”, “Estudante” e “Destaque do Público”, o Prêmio Núcleo D Destaques tornou-se um grande encorajador de talentos. Os prêmios aos finalistas de 30 projetos, foram divididos em nove categorias profissionais e duas categorias estudantes por avaliação do júri técnico e contou também com definição por votação popular, dentre os ganhadores, estão as acadêmicas da Unoesc que conquistaram primeiro e segundo lugar.

Para a categoria Projeto de Interiores, o primeiro lugar foi da acadêmica Natália Palmeira pelo projeto Cozinha Azul, coordenado pela  Professora e Arquiteta Thairis Granzotto.

— Esta proposta para uma cozinha integrada com a sala de jantar foi pensada especialmente para atender uma mulher adulta e sua filha.  Como referência de inspiração, as clientes trouxeram uma foto tirada em suas últimas férias. Na foto, uma praia encantadora com a presença dos tons mais amados pela dupla, azul e o brilho dourado do sol. Quanto aos estilos de referência o desafio foi mesclar a paixão pelos estilos escandinavo e industrial da filha e o sonho de ter uma cozinha contemporânea da mãe  — comenta Thairis.

Já na categoria Projeto Arquitetônico, o primeiro lugar foi das acadêmicas Andressa Baptistelli e Ellen Ellis Giradi, pelo projeto Conjunto Habitacional Revitá. O Residencial Revitá é um projeto de Habitação Social, com o intuito de proporcionar abrigo, lazer e qualidade de vida para pessoas que muitas vezes se encontram em vulnerabilidade social.

O conceito principal  é voltar os olhos para as áreas de interação e convívio, para esses espaços recreativos que são tão importantes para o desenvolvimento da criança e do jovem, sendo instrumento da sua formação social, por esse motivo esses espaços estão localizados na parte central , sendo considerados o coração do conjunto.

O projeto da Casa Rio Azul, que conquistou o segundo lugar é das acadêmicas Natália Palmeira e Barbara Cardoso,  desenvolvido sob orientação da Professora e Arquiteta Queila de Ramos Giacomini e foi pensado para atender um perfil de interesse social, com 2 quartos e um total de pouco mais de 54m². Para proporcionar maior conforto aos habitantes, foram deixados bons recuos e afastamentos além de um cuidado para proporcionar boa iluminação e ventilação naturais.

— Nossa inspiração veio do entorno do empreendimento que possui um córrego e bastante vegetação. Para remeter as águas e a conexão com a natureza criamos uma parede de destaque pintada em azul como símbolo dos rios e das águas —  comenta Queila de Ramos Giacomini.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Marcia Regina Sartori Damo destaca que essa iniciativa  demonstra a busca da instituição pela excelência na qualificação dos acadêmicos, tendo em vista os imensos desafios no mercado de trabalho.

— Esta premiação nos confirma que estamos no caminho certo.  É muito importante esta iniciativa do Núcleo D para nossos alunos. Estamos muito felizes. Pelo segundo ano consecutivo fomos premiados e isto só nos incentiva ainda mais a melhorar nossos projetos acadêmicos, visando a inserção no mercado de trabalho com maior qualidade, responsabilidade e profissionalismo. Parabenizamos as acadêmicas pelo empenho e esforço nos projetos!  — comemora.