Notícias Joaçaba

Aberto II Colóquio Internacional em Educação

Por: ANDERSON LUIZ CONDOR BALTAR
anderson.baltar@unoesc.edu.br
29 de Julho de 2009

Mais de 2 mil profissionais da área participam de evento em Joaçaba

Com o Centro de Eventos da Unoesc, Campus de Joaçaba, inteiramente lotado, teve início, no dia 29 de julho, o II Colóquio Internacional em Educação e o VII Seminário Regional em Educação. O evento, que congrega mais de 2 mil profissionais da área de todo o estado, vai até sexta-feira, com uma extensa programação de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações orais. Na abertura, compuseram a mesa o vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann – na ocasião representando o reitor Aristides Cimadon; o diretor geral da Secretaria de Estado da Educação, Silvestre Heerdt; o secretário municipal de Educação de Joaçaba, Sergio Lazzarini;  o prefeito de Herval d´Oeste, Nelson Guindani; a representante das secretarias municipais de Educação, Liliana D´Agostini; o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e também presidente do Colóquio, Dagmar Bittencourt Mena Barreto; o diretor de Graduação da Unoesc, Campus de Joaçaba, Ricardo Marcelo de Menezes; o diretor de Gestão e Planejamento e Finanças da Unoesc, Campus de Joaçaba, Alciomar Antonio Marins; o coordenador da Área das Ciências Humanas e Sociais, Evandro Guindani; e a coordenadora do Colóquio, Ortenila Sopelsa.

Abrindo os trabalhos, Dagmar Mena Barreto saudou os presentes e relatou os desafios que foram enfrentados pela comissão organizadora do evento. “O planejamento durou um ano. Pensamos nas mais varias atividades, em todas as áreas da Educação. Mas, ao ver o interesse demonstrado pelos professores e acadêmicos, vemos que nosso sonho valeu a pena”, afirmou. A coordenadora Ortenila Sopelsa fez uma declaração emocionada e agradeceu ao empenho de todos os professores e funcionários envolvidos.  E disse o que espera do encontro: “O que nos move é possibilitar melhor qualificação para os profissionais de Educação.  Necessitamos de mais condições políticas e materiais para desenvolver a nossa função que é de formar as novas gerações. Estas condições são fundamentais para a dignidade humana”.

Nelson Guindani, que esteve em nome de todos os prefeitos dos municípios congregados pela Ammoc, afirmou que as prefeituras têm que ter compromisso com ações que possibilitem uma melhor qualidade na Educação. Silvestre Heerdt disse que o II Colóquio é uma oportunidade histórica para todos os agentes envolvidos com a Educação debatam as principais questões do ensino em todos os níveis. Encerrando a cerimônia de abertura, o vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann fez uma saudação aos presentes, incentivando-os a participar ativamente do evento. “Em 26 anos de carreira, nunca vi um público tão grande disposto a debater os rumos da Educação. A Unoesc fica satisfeita em ver o desejo de todos vocês somado à vontade política dos secretários de Educação e dos diretores de escola. Com essa união, temos artifícios para melhorar a realidade do ensino em nossa região de forma definitiva”, disse.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.