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Abertas inscrições para o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
28 de Fevereiro de 2020

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc está com inscrições abertas, até o dia 27 de maio, para os cursos de mestrado e doutorado. O processo de seleção ocorrerá em junho e o ingresso dos selecionados em agosto. No caso do mestrado, a seleção ocorre em duas etapas, ambas eliminatórias: prova escrita e avaliação do memorial descritivo associada à entrevista.  Para o doutorado, a seleção compreende três etapas eliminatórias: análise do projeto, prova escrita e entrevista. Todo o processo será concluído até o dia 24 de junho.

Os candidatos deverão observar as normas e condições de inscrição e seleção fixadas no edital específico. O processo de inscrição online, inclusive em relação à documentação, que não necessita mais ser encaminhada por correio.

O Programa de Pós-graduação em Educação é acadêmico, tem como área de concentração Políticas e Processos em Educação e possui duas linhas de pesquisas. A primeira, Educação, Políticas Públicas e Cidadania, tem como foco os processos de definição das políticas educacionais, portanto, a ação do Estado nesse domínio. A segunda linha, Processos Educativos, focaliza estudos e pesquisas relacionados ao ensino e à aprendizagem que se processam em diferentes tempos e espaços educativos, assim como em diferentes níveis e modalidades de educação. Ao submeter sua proposta de investigação, o candidato deverá apontar sua vinculação a uma dessas duas linhas de pesquisa.

Conforme explica o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, professor Elton Luiz Nardi, é importante que os candidatos observem o enfoque de cada linha de pesquisa, identificando-se com uma delas de modo que sua proposta ou seu interesse de pesquisa tenha aderência aos temas alvos que caracterizam a respectiva linha. Uma forma de precisar essa identificação é conhecer os enfoques temáticos do corpo docente da linha, especialmente as pesquisas com quais os professores encontram-se envolvidos.

Para Nardi, do ponto de vista da formação que se deseja para o mestre e o doutor em educação da Unoesc, existe uma preocupação e um cuidado com a formação do pesquisador em educação e, também, de quadros para o magistério, especialmente em nível superior. No caso do doutorado, o objetivo é formar pesquisadores de alto nível, oferecendo à sociedade doutores em condições para produzir conhecimento científico à altura e compromissados com o enfrentamento de questões educacionais da atualidade.

— Por sermos uma universidade comprometida com o desenvolvimento regional, há grande interesse da nossa parte que esses pesquisadores se voltem a questões educacionais afetas ao campo regional, de modo a poder contribuir para o desenvolvimento da região. Mas, é claro, além desse propósito buscamos formar o pesquisador em educação, sintonizado e compromissado com a produção do conhecimento da área, tendo em vista o desenvolvimento social — destaca o professor.

Por essa razão, o Programa também mantém importante interlocução com pesquisadores, sociedades científicas e universidades brasileiras e estrangeiras, de modo a proporcionar, no curso do processo formativo dos seus estudantes, uma formação densa, com potencial para uma atuação importante e comprometida na sociedade.    

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