Programa de Pós Graduação em Educação

Convênios e Cooperação

Argentina

Convênio com a Universidad Nacional de Tres de Febrero, firmado em 2014, para o desenvolvimento de estudos conjuntos, intercâmbios e cooperação no campo da docência, formação de estudantes e desenvolvimento de projetos de pesquisa;

 

Chile

Convênio marco e específico de cooperação com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, firmado em fevereiro de 2017, para estabelecer programas de cooperação acadêmica, por meio de intercâmbio de pessoal acadêmico e técnico, atividades de cooperação técnica e pesquisa entre outros.

 

Uruguai

Convênio de colaboração com a FLACSO e com o Centro de Latino-Americano de Economia Humana (CLAEH), firmados em 2015, para a promoção de intercâmbio de informações, realização de cursos, intercâmbio de estudantes e professores, desenvolvimento de projetos conjuntos, entre outras atividades.

 

México

Convênio de colaboração com a Universidad de Colima, firmado em julho de 2015, para estabelecer programas de cooperação acadêmica, por meio da promoção de intercâmbio de pessoal acadêmico e técnico, de informação científica e tecnológica, assessorias em áreas de especialização acadêmica, intercâmbio de estudantes.

 

No âmbito desses convênios e acordos vem sendo desenvolvido, desde 2015, o projeto de pesquisa “Políticas de Educação Superior e Formação de Professores: tendências curriculares na visão dos docentes e egressos do curso de Pedagogia do território ibero-americano (2005-2015)” e o subprojeto “Perfil e produção dos grupos de pesquisa na área da educação superior no Brasil”, ambos coordenados por docente do PPGEd. Os projetos também contam a participação de docentes da Universidade do Minho – Portugal e vinculam-se à Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES), da qual participam universidades brasileiras e estrangeiras.

 

Portugal

Acordo de cooperação com a Universidade do Minho, firmado em 2012, visando à cooperação acadêmica entre ambas as instituições em áreas de mútuo interesse, como: intercâmbio de docentes e pesquisadores; elaboração conjunta de projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; intercâmbio de estudantes; intercâmbio de membros da equipe técnica administrativa; e cursos e disciplinas compartilhados.

 

No âmbito do Acordo com a universidade portuguesa, desde partir de 2015 vem sendo desenvolvido, com o apoio do CNPq e sob a coordenação de docente do PPGEd, o projeto de pesquisa “Políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) na escola pública não superior: estudo comparado entre Brasil e Portugal”. Nos anos de 2015 e 2016 também foi desenvolvido, em parceria com docente da Universidade do Minho, o projeto de pesquisa “Bullying na Escola: compreensão de adolescentes portugueses e brasileiros”, também coordenado por docente do Programa.

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