ATENÇÃO: Conforme determina o art.2º da Resolução n.45/CONS.ADM/FUNOESC/2022, os descontos no pagamento de mensalidades dos cursos de Mestrado e Doutorado deverão ser requeridos, semestralmente, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal de Ensino (Espaço Acadêmico/Serviços On-line (Inciso I). Os descontos concedidos nas mensalidades não são cumulativos a outros descontos ou benefícios, inclusive àqueles benefícios concedidos por órgãos governamentais e de fomento (inciso IV).
Estimular o desenvolvimento de pesquisas que busquem contribuir para uma melhor compreensão da realidade educacional, em suas relações histórico-culturais, e para atuação nessa realidade.
Promover investigações vinculadas aos objetivos das suas linhas e grupos de pesquisa.
Oportunizar conhecimento teórico-conceitual e de abordagens epistemológicas e metodológicas acerca dos processos de pesquisa em educação.
Promover atividades acadêmicas diversificadas e em diferentes ambientes de aprendizagem, de modo a contribuir para a formação de pesquisadores de alto nível.
Promover a inserção acadêmica dos pesquisadores e estudantes do Programa nos contextos regional, nacional e internacional.
Incentivar a socialização do conhecimento produzido e das experiências de formação, ampliando o intercâmbio e as trocas com a comunidade educacional e a sociedade em geral.
A criação de um curso de Mestrado acadêmico em Educação nasceu dos esforços de docentes da Instituição vinculados à Área de Ciências da Educação, Humanas e Letras (hoje Área das Ciências da Educação) que, no ano de 2000, elaboraram o projeto do que viria a ser o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da mesorregião Oeste Catarinense.
Entre os motivos que justificaram a implantação do curso destacam-se a falta de oportunidades regionais para a qualificação de docentes, a necessidade de abertura de condições para o aprofundamento de estudos e a formação de pesquisadores e a atenção aos acelerados processos de transformação social e suas incidências no plano da formação e do trabalho docente.
Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em 8 julho de 2003, o curso de Mestrado foi recomendado pela Capes em julho de 2006. Em 2018, a Unoesc obteve a recomendação do curso de Doutorado em Educação, cujas atividades foram iniciadas no mesmo ano.
Políticas e Processos em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação focaliza as políticas públicas em educação e o fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões e determinações, tendo em vista o desenvolvimento do campo científico da área, a qualificação de profissionais com capacidade de atuação nas questões educacionais, em conexão com os contextos nacional e internacional, na perspectiva do desenvolvimento humano e social.
Educação, Políticas Públicas e Cidadania
Investiga as políticas educacionais, nomeadamente as de formação e trabalho docente, de avaliação e regulação da educação escolar, de gestão educacional e outras que informam a ação do Estado e as transformações ocorridas no campo educacional em diferentes níveis, períodos e contextos sócio-históricos. Aborda a relação entre o Estado e a Sociedade, no que se refere à formulação de agendas públicas e ao desenvolvimento de propostas educativas, e repercussões na promoção da cidadania.
Docentes:
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Processos Educativos
Investiga os processos de ensino e aprendizagem, considerando as relações que se estabelecem entre diferentes perspectivas teóricas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento e práticas pedagógicas que se processam em diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação.
Docentes:
Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania
Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC)
Líder: Dra. Neiva Furlin
Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior (GEPPES - Unoesc/Sul)
Líder: Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Líder: Dra. Marilda Pasqual Schneider
Rede Ibero-americana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior
Líder: Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Linha de Pesquisa: Processos Educativos
Formação Docente e Práticas de Ensino (GEFOPE)
Líder: Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE)
Líder: Prof. Dr. Mauricio João Farinon
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação
Profa. Dra. Marilda Pasqual Schneider
+55 (49) 3551 2097 - Ramal 2275.
Secretaria
Tatiana Maria Trento
ppged@unoesc.edu.br | +55 (49) 3551 2003.
Mestrado
31 créditos
Disciplinas e Atividades Obrigatórias | Disciplinas obrigatórias | 18 |
Atividades obrigatórias | 1 | |
Outras atividades obrigatórias | 6 | |
Disciplinas e Atividades Complementares | Disciplinas e/ou atividades eletivas | 6 |
Doutorado
50 créditos
Disciplinas e Atividades Obrigatórias | Disciplinas obrigatórias | 23 |
Atividades obrigatórias | 12 | |
Outras atividades obrigatórias | 4 | |
Disciplinas e Atividades Complementares | Disciplinas eletivas | 9 |
Atividades eletivas | 2 |