Mestrado Profissional em Administração

Disciplinas e Atividades Complementares - Mestrado

Ementa: Convergência entre estratégia e os estudos organizacionais. Evolução dos estudos sobre estratégia das organizações. Principais abordagens teóricas da estratégia.

Ementa: Antecedentes da sustentabilidade. Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Perspectivas teóricas em sustentabilidade. Decoupling management. Tensões de sustentabilidade. Economia circular. Áreas da administração e engajamento com a sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade e economia circular. Diretrizes de governança para a sustentabilidade (Ambiental, Social, Governança).

Ementa: Estudo das principais abordagens voltadas ao Empreendedorismo, Sistemas e Modelos de Inovação. O componente abrange o estudo de aspectos antecedentes e precedentes associados à criação de empresas em geral. Estudo do contexto e de modelos de criação de empreendimentos inovadores.  Estudo de ecossistemas empreendedores e de inovação.

Ementa: Competitividade: aspectos conceituais e analíticos. Fontes de competitividade organizacional, recursos e competências, inovação, posicionamento estratégico, e transações e relacionamento interorganizacionais. Competitividade setorial e a influência do ambiente competitivo. Fontes da competitividade regional e nacional, cultura, instituições, geografia e aspectos econômicos. Inovação e competitividade. Rankings de competitividade regional e nacional.

Ementa: O cenário dos trabalhos técnico-tecnológicos em Administração no Brasil. Habilidades derivadas de programas profissionais em nível de stricto sensu em consultorias e assessorias. Rede de relacionamentos e posicionamento no mercado. Contatos. Termos de Referência. Contratos e responsabilidade técnica. Atividades técnicas individuais e em grupo. Liderança em atividade técnica em grupo. Proposta técnica e cronograma executivo. Proposta comercial e cronograma financeiro. Planejamento de atividades em consultoria. Capacidade técnica em consultorias de grupo. Metodologias de execução de atividades em consultorias. Modelos de documentos técnicos e relatórios parciais e finais. Atestado de Capacidade Técnica.

Ementa: Conceitos. Teorias. Gestão de pessoas. Subsistemas de gestão de pessoas. Liderança. Valores. Afetos e emoções no trabalho.

Ementa: Concepções conceituais de território e região. Cooperação, governança e redes de base territorial. Rede de cidades e indicadores de desenvolvimento. Competitividade e produção econômica no território. Análises de simetrias e assimetrias regionais e urbanas. Métodos utilizados na análise do desenvolvimento territorial, regional e urbano. Fatores locacionais de empreendimentos econômicos no ambiente regional e urbano.

Ementa: Conceitos e tipos de Sistemas de Produção, Planejamento de Capacidade. Previsão de Demanda. Planejamento de Necessidade de Materiais. Gestão de Estoques. Sistemas de Produção Enxuta. Vantagem Competitiva em Sistemas de Produção. Indústria 4.0. Gestão de Serviços.

Ementa: Conceitos e tipologias de inovação estratégica e ambientes de inovação. Estruturas organizacionais voltadas à inovação: fatores facilitadores e limitadores da inovação. Estratégia de inovação: recursos e capacidades dinâmicas para a implementação da inovação. Gestão da inovação: aspectos legais, estratégicos e operacionais. Ambientes, ecossistemas e mecanismos de desenvolvimento da inovação. Hélices da inovação. Liderança para inovação.

Ementa: Conceitos. Teorias da empresa familiar. Gestão da empresa familiar. Empresa e família. Modelo dinâmico dos três círculos. Sucessão familiar.

Ementa: Finanças em organizações. Capital de giro e ciclo operacional. Estrutura de capital e custo de capital. Análise de risco. Avaliação e diversificação de investimentos empresariais. Valor Econômico Agregado. Gestão Baseada em Valor.

Ementa: Estratégia: conceitos e definições. As várias visões da Estratégia. Estratégias genéricas. Análise da cadeia de valor. Análise do ambiente competitivo. Análise de Stakeholder. Metodologia de Planejamento Estratégico adaptada à pequena e média empresa. Balanced Scorecard.

Ementa: Visualização e descrição de dados; forecasting; data mining; simulações; otimização de modelos; análise de decisão.

Ementa: Conceito de agronegócio: Cadeia produtivas e estruturas de Coordenação. Comercialização. Certificações e rastreabilidade. Segurança alimentar e segurança do alimento. Vantagens competitivas e comparativas do Agronegócio Brasileiro. Agro 4.0: Smart Farming.

Ementa: Microeconomia e competitividade no nível da firma, análise de forças competitivas. Microeconomia e competitividade nos níveis setoriais, locais e nacionais, clusters, análise da competitividade regional e nacional.

Ementa: Ementa a ser elaborada para acolher participação de professor visitante de outros PPGSS de IES brasileiras e internacionais. Também permite aproveitamento de estudos realizados pelos doutorandos em outros PPGSS de IES brasileiras e internacionais, inclusive dos módulos internacionais oportunizados anualmente.

Ementa INGLÊS: Circular economy trajectory. Business models and value chain. Levels of adhesion to the circular economy: global, national, regional and local. Levels of analysis of the circularity: macro, meso, micro and supply chain. Strategic path of transition to the circular economy. Circular Economy Standard - International Organization for Standardization (ISO). Theoretical perspectives in circular economy. Circularity indicators.

Ementa PORTUGUÊS: Trajetória da economia circular. Modelos de negócios e cadeia de valor. Níveis de adesão a economia circular: global, nacional, regional e local. Níveis de análise de circularidade: macro, meso, micro e cadeia de suprimentos. Caminhos estratégicos para a transição para a economia circular. Padrão de Economia Circular – Organização Internacional para Normalização (ISO). Perspectivas teóricas em economia circular. Indicadores de circularidade.

Ementa: paradigmas da contabilidade gerencial. Sistemas de controle gerencial. Levers of Control (Robert Simons). O papel dos Sistemas de Controle Gerencial com a estratégia e o desempenho. Medidas de desempenho financeiras e não financeiras; Metas e Resultados. Ambiente de incerteza. Ferramentas gerenciais.

Ementa: As influências das Instituições no macroambiente. Estruturas organizacionais: custos de transação e performance econômica. Redes: Elementos teóricos e estruturais das redes. Formação e desenvolvimento de redes. Redes e aglomerações. Redes e desempenho.

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.