Mestrado Xanxerê

Mestrado em Sanidade e Produção Animal

Inserção Social

As ações do Mestrado em Sanidade e Produção Animal são concentradas especialmente nas inserções regionais, nacionais e internacionais, no que diz respeito a repercussões em nível acadêmico-científico.

No tocante às repercussões científicas nestes âmbitos, são incentivados esforços na intensificação da integração com outros programas de pós-graduação e instituições, em torno dos aspectos: participação dos docentes em sociedades científicas, redes e fóruns, Comitês Científicos e /ou corpo consultivo e organização de eventos, entre outros:

 

1. Participação em Comitês Científicos e /ou corpo consultivo

2. Organização de Eventos Científicos

3. Parceristas periódicos

 

Além do impacto direto do programa na sociedade através da formação de recursos humanos capazes de atuar como importantes intermediários de mudanças sociais, outras atividades associadas ao mestrado tem a habilidade de gerar impacto social expressivo no meio em que está inserido. A transferência de conhecimento através de cursos de extensão e palestras tem um impacto social relevante na região. Embora a principal métrica de inserção social seja a capacidade de formação de profissionais qualificados e proativos em suas comunidades, ressaltamos que ainda não houve o fechamento de um ciclo de formação em nosso curso. Entretanto, os docentes do curso, podem no momento dar uma indicação de como o curso pode estar influenciando ou beneficiando a sociedade por meio de suas pesquisas científicas e conhecimento geral em suas respectivas áreas. A seguir estão listadas as contribuições docentes realizadas no ano base de 2018. 

 

CÉSAR AUGUSTUS WINCK
Projetos de extensão 
- Veterinária na Praça, projeto desenvolvido desde 2015, na região de Campos Novos. O projeto foi realizado três vezes neste ano de 2018, e atingiu um público aproximado de 500 pessoas, envolvendo professores e alunos de Medicina Veterinária de Campos Novos e a comunidade dos municípios de Campos Novos e Erval Velho-SC.

 

CLAITON ANDRÉ ZOTTI 
Organização de eventos
- Semana acadêmica de Zootecnia - 9 a 12 de maio.
- Minicursos aplicados à Zootecnia - 26 e 27 de outubro.

 

CRISTIANO NUNES NESI
Palestras ministradas:
- Estatística na Ciência do Solo: estamos fazendo bom uso? 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2018, Xanxerẽ. 15 a 17 de abril de 2018.

- Planejamento de pesquisas e análises de dados: como fazer a coisa certa. SIEPE UNOESC: 17 e 18/09 - UNOESC XANXERÊ

- Modelos matemáticos em epidemiologia. 10 de maio de 2018 - UCEFF Faculdades - Palestra para acadêmicos de Agronomia

- Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região  oeste catarinense: Seminário de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional no Oeste Catarinense - 21 de fevereiro de 2018. Epagri/Cepaf Chapecó
 


GIOVANA CAMILLO
Disciplina de Projetos de Apoio ao ensino básico
- Ministrada durante o primeiro semestre de 2018, período no qual foram desenvolvidas as cartilhas que foram apresentadas e entregues nas escolas no segundo semestre.

 

JOSÉ FRANCISCO MANTA BRAGANÇA
Palestras ministradas
- Palestra: Manejo Reprodutivo na espécie Ovina.
12º Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UCEFF-Itapiranga-SC.
 
- Palestra Manejos reprodutivos, ferramentas e novas perspectivas para maximizar a produção.
Ministrada aos acadêmicos de Mestrado da disciplina de Ovinocultura na UDESC-Chapecó com o tema: 

 

LETIERI GRIEBLER

Curso ministrado
- Curso de como elaborar o currículo lattes – Unoesc Xanxerê – curso de agronomia.

Organização de eventos
- Organização de eventos – semana acadêmica do curso de agronomia e zootecnia
- Organização de mini-cursos em zootecnia

Atividades extras
- Auxiliou no projeto de lançamento do laboratório de nutrição animal, o qual passou a prestar serviços de análises bromatológicas para a comunidade. 

 

LILIAN KOLLING GIRARDINI
Organização de eventos
- Palestra intitulada "Resistência bacteriana aos antimicrobianos: de Alexander Fleming a nanotecnologia"
Ministrada pelo Prof. Mateus M. da Costa, Univasf.
30 de outubro de 2018.   

Palestras ministradas
- Riscos da Brucelose e Tuberculose bovina e suas implicações para saúde pública
Palestra ministrada para produtores rurais do município de Ouro Verde (SC)
Evento em parceria com a Secretaria de Agricultura de Ouro Verde (SC) e Companhia Integrada de Desenvolvimento de Santa Catarina (CIDASC).

- Riscos da Brucelose e Tuberculose bovina e suas implicações para saúde pública
Palestra ministrada para produtores rurais do município de Marema e região (SC)
Evento em parceria com a empresa Tirol 

 

MATHIAS MARTINS
Palestra ministrada
- "Orf virus as a platform for vector vaccines"
No XXIX BRAZILIAN CONGRESS OF VIROLOGY & XIII MERCOSUL MEETING OF VIROLOGY.
20 de outubro de 2018
Gramado-RS

 

PAULO EDUARDO BENNEMANN
Palestras Ministradas
- BENNEMANN, P. E.; BIONDO, N. Estratégias de biosseguridade focadas na redução do emprego de antimicrobianos na produção de suínos In: 11 Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, 2018, Chapecó-SC. Anais 11° Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. Concórdia-SC: Embrapa Suínos e Aves, 2018. v.1. p.61 – 69
Palavras-chave: Biosseguridade, Sanidade suina
Áreas do conhecimento : Medicina Veterinária Setores de atividade : Atividades veterinárias Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: http://www.nucleovet.com.br/]
 
- BENNEMANN, P. E. Biosseguridade: Importância e o que a falta dela interfere na produção de suínos, 2018. Palavras-chave: Biosseguridade, Produção de suínos, Sanidade suína
Áreas do conhecimento : Medicina Veterinária Preventiva Setores de atividade : Atividades veterinárias. Referências adicionais : Brasil/Português; Cidade: Toledo - PR; Evento: I Workshop Frimesa & MSD; Inst.promotora/financiadora: MSD Saúde Animal
 
- BENNEMANN, P. E. Estrategias de Bioseguridad enfocadas en la reducción del empleo de antibióticos en la producción de cerdos, 2018.
Palavras-chave: Uso de antimicrobianos, Produção de suínos
Áreas do conhecimento: Medicina Veterinária Setores de atividade : Atividades veterinárias. Referências adicionais: Argentina/Espanhol. Meio de divulgação: Meio digital; Local: Hotel Hilton Buenos Aires; Cidade: Buenos Aries-AR; Evento: I ABFree Biomin; Inst.promotora/financiadora: Biomin
 
Trabalhos de Extensão
- V Seminário CEVA na Universidade: Uso prudente de antimicrobianos na produção de suínos
Organização: Silvana Collet e Paulo Eduardo Bennemann
Data: 12/09/2018, Unoesc Xanxerê
Natureza: Curso de Extensão

 

SERGIO ABREU MACHADO
Organização de eventos
- Palestra "Nutrigenômica - Avanços, desafios e perspectivas na reprodução animal e humana"
Ministrada pela Profa. Ivana Cruz, UFSM.
10 de agosto de 2018.

- Palestra "Sucessos e desafios ainda pendentes em vacinologia das doenças virais suínas"
Ministrada pelo Prof. Fernando Osorio, Universidade de Nebraska, Lincoln, EUA.
20 de agosto de 2018.  

- Palestra "Resistência bacteriana aos antimicrobianos: de Alexander Fleming a nanotecnologia"
Ministrada pelo Prof. Mateus M. da Costa, Univasf.
30 de outubro de 2018.   

- Atua como coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) desta instituição, prestando serviços de extensão à comunidade científica que utiliza animais com fins didáticos e de pesquisa científica.    


TIAGO PETROLLI
Palestras Ministradas
- Palestra "Impacto do Mercado Econômico sobre a produção de ovos no Brasil"
XV Simpósio de avicultura de postura comercial
Universidade Estadual Paulista - UNESP Jaboticabal
Setembro de 2018

- Mini-curso "Seleção genética de reprodutores suínos"
Mini-cursos Zootecnia UNOESC
Outubro de 2018.

Organização de eventos
- Jornada de atualização Avícola
Organização 
Medicina Veterinária – UNOESC. 
Setembro de 2018.

 

Integração com a Educação Básica

Para a interface com a Educação básica, o Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção animal aplicadas a pequenas propriedades dispõe de uma disciplina de Projetos de apoio ao ensino básico. Essa disciplina tem como objetivo auxiliar no ensino da educação básica com enfoque em subáreas, tais como a saúde humana e animal, bem como produção e bem-estar dos animais, de forma a transmitir conhecimento e melhor preparar crianças e jovens para ingressar nas Universidades ou à vida profissional. Além disso, a disciplina objetiva a produção de materiais didáticos para apoio aos professores do ensino fundamental e médio e dessa forma, estruturar redes de cooperação entre instituições de ensino básico e superior, fortalecendo a inserção social do Programa de Mestrado.
A disciplina ocorreu durante o primeiro semestre de 2018, período no qual foram desenvolvidas as cartilhas que foram apresentadas e entregues nas escolas no segundo semestre de 2018. Como atividade, os acadêmicos do Mestrado foram divididos em grupos, os quais desenvolveram cartilhas ilustrativas e descritivas com as seguintes temáticas: “Beba leite, é saudável”, “Médico Veterinário cuidando da sua saúde”, “Salmonella, um perigo que você não vê”, “Brucelose e tuberculose é coisa séria”. Cada grupo desenvolveu a parte teórica do tema e para a ilustração e diagramação, tivemos apoio do Núcleo de Inovação e Design (NID), da Unoesc Xanxerê. 
Posteriormente foram realizadas visitas em escolas da região para apresentação das temáticas e entrega das cartilhas para alunos do ensino básico. No dia 10/10/2018 o grupo da cartilha “Beba leite, é saudável” realizou a apresentação na Escola Básica Romildo Czepanhik, em Xanxerê, onde foram atendidas aproximadamente 86 crianças e adolescentes de sexto, sétimo e oitavo anos fundamental e uma turma de terceiro ano de ensino médio, onde também foi abordado o tema “profissões”. No dia 24/10/2018, aproximadamente 30 alunos do quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Colatto tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o papel do Médico Veterinário. Dia 26/10/2018 os alunos do grupo "Salmonella, um perigo que você não vê", apresentaram para 90 alunos do quinto e sexto anos da Escola Estadual de Ensino básico Kyrana Lacerda, da cidade de Vargeão. Para finalizar, no dia 20/11/2018 o grupo que desenvolveu a temática "Brucelose e Tuberculose, é coisa séria!!” apresentou a cartilha na Escola Municipal de Ensino Básico Pequeno Príncipe, em Xanxerê para aproximadamente 45 alunos, dos quartos e quintos anos. Além da distribuição das cartilhas, os alunos foram orientados sobre as profissões que tem relação com saúde animal e humana, também tiveram uma abordagem relacionada às transmissões de doenças, sintomas em humanos e animais e as ações para erradicação das mesmas. Também a importância dos alimentos de origem animal, da forma adequada de produção dos mesmos e, principalmente sobre a inspeção e selos de qualidade. Para tornar mais prático o aprendizado também foram realizadas atividades referentes aos assuntos, brincadeiras como a forma mais adequada de lavar as mãos, além da oportunidade de observação de micro-organismos em microscópios.

 

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.