Mestrado Xanxerê

Mestrado em Sanidade e Produção Animal

Insfraestrutura

Laboratórios: A estrutura laboratorial que fornece suporte ao Mestrado e Sanidade Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades é composta por dez (10) laboratórios totalmente funcionais e adequados as necessidades, objetivos, propostas e potenciais funcionalidades do programa. Em comum padrão, todos os laboratórios obedecem às normas estabelecidas pela Comissão Interna de Biossegurança da UNOESC (Portaria 149/UNOESC-R/2012), com padronização de componentes internos das estruturas físicas (bancadas, armários, banquetas e cadeiras), bem como todos ambientes são climatizados. Para fins de cumprir os objetivos do programa, os laboratórios são divididos em laboratórios de exclusivos para pesquisa, laboratórios de ensino prático da pós-graduação e laboratórios de apoio.

 

LABORATÓRIOS EXCLUSIVOS PARA PESQUISA

Laboratório de Imunodiagnóstico

Objetivo: desenvolver atividades de pesquisas básicas nas áreas de bacteriologia, virologia e parasitologia e, levantamentos de dados epidemiológicos e imunológicos das principais enfermidades em animais de produção.

Capacidade produtiva: baseado na experiência dos docentes responsáveis em diagnóstico imunológico e no apoio tecnológico/infra estrutural, o laboratório de imunodiagnóstico está apto para desenvolver atividades descritas no objetivo, bem como atividades complementares a pesquisa e ensino de pós-graduação. O laboratório de Imunodiagnóstico é capaz de oferecer um painel de diagnósticos sorológicos para algumas enfermidades importantes em animais de produção (rinotraqueite infecciosa bovina, diarreia viral bovina, leucose bovina, leptospirose, neosporose entre outras).

 

Laboratório de microbiologia

Objetivo: o laboratório de microbiologia tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa em microbiologia básica e aplicada, podendo realizar diagnóstico, classificação e isolamento de agentes microbiológicos.

Condições básicas: o laboratório de microbiologia é equipado com capela de fluxo laminar, espectrofotômetro, stomacher, centrífugas refrigeradas, estufas bacteriológicas, microscópio binocular biológico, freezers, geladeiras, micropipetas manuais e automáticas.

Capacidade produtiva: baseado na experiência dos docentes responsáveis em microbiologia e no apoio tecnológico/infra estrutural, o laboratório de microbiologia está apto para desenvolver atividades descritas no objetivo, bem como atividades complementares a pesquisa e ensino de pós-graduação.

 

Laboratório de Biologia Molecular

Objetivo: desenvolver técnicas de PCR, hibridização molecular, citometria de fluxo, testes genéticos (como presença de mutações e detecção de oncogênes), avaliação de padrões de expressão gênica, clonagem de DNA e determinação de marcadores moleculares utilizados na seleção genética de animais de produção. Além disso, o laboratório de biologia molecular tem o propósito de fornecer suporte a todos os demais laboratórios envolvidos com atividades de pesquisa do programa, proporcionando acréscimo de qualidade as pesquisas desenvolvidas.

Condições básicas: para prestar tal suporte, o laboratório de biologia molecular é equipado com termocicladores, fotodocumentador/Transiluminador, Nanofotômetro, Multi vórtex, Geladeiras, Freezers (-20ºC e -80ºC), microcentrífuga; cubas de eletroforese; fontes de eletroforese digitais; centrífuga refrigerada; micropipetas manuais e automáticas.

Capacidade produtiva: o laboratório de biologia molecular possuí autonomia para produzir tanto pesquisa como aplicada em várias áreas das biociências. Além disso, tem participação efetiva em grande parte dos objetivos propostos pelos laboratórios do programa

LABORATÓRIOS DE ATIVIDADES DE ENSINO PRÁTICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Laboratório de reprodução

Objetivo: desenvolver atividades práticas complementares a graduação e pós-graduação, bem como atividades de pesquisa aplicada nas áreas da reprodução dos animais de produção, em especial em ruminantes, suínos e aves.

Condições básicas: para cumprir tais objetivos, o laboratório de reprodução é equipado com microscópio binocular com contraste de fase e câmera de vídeo, estereomicroscópio binocular para embriões, mesa térmica digital, platina térmica para microscópio, espectrofotômetro, incubadora tipo B. O. D., banho-Maria sorológico, geladeira, micropipetas, câmaras de Neubauer, contador celular, botijão de sêmen, eletroejaculador.

Capacidade produtiva: o laboratório de reprodução possui potencial de produzir pesquisas próprias na área de manipulação e conservação espermática nas espécies bovina, ovina e suína. Desenvolvem-se atividades básicas com análises de morfologia espermática, motilidade e vigor espermático em doses inseminantes criopreservadas, determinação de concentração espermática em doses inseminantes, bem como exames andrológicos e ginecológicos em propriedades que cercam a comunidade.

Laboratório de análises bromatológicas

Objetivo: os objetivos principais do laboratório de análises bromatológicas são o de desenvolver atividades de pesquisa em análises bromatológicas de ingredientes utilizados em dietas para animais de produção, bem como realizar análises químicas ou centesimais de produtos de origem animal como carnes, leites e ovos.

Condições básicas: para cumprir tais objetivos, o laboratório possui equipamentos de determinações de gordura, bloco digestor, destiladores de nitrogênio, incubadora in vitro, capela para exaustão de gases, destilador de água, estufas para secagem e esterilização, estufa com circulação e renovação de ar, absorção atômica balanças de precisão, agitadores magnéticos, chapa de aquecimento, geladeira, freezer e pipetadores.

Capacidade produtiva: O laboratório desenvolve atividades de pesquisas de alunos de TCC, envolvendo análises bromatológicas de alimentos utilizados na dieta de animais.

Laboratório de avicultura

Objetivo: desenvolver atividades relativas a produção, nutrição, metabolismo e manejo de aves.

Condições básicas: para desenvolver tais objetivos o laboratório possuí o apoio de uma granja experimental com capacidade total de alojamento de 2000 aves. Em termos de equipamentos, o laboratório/granja é equipado com uma balança digital e um misturador de ração modelo vertical, gaiolas metabólicas, misturador Y, caixas plásticas de transporte de frangos e pacote de equipamento para fabricação de ração.

Capacidade produtiva: O laboratório de avicultura possuí potencial de produzir pesquisas próprias. Atualmente são executadas pesquisas em parceria/captação de recursos com a iniciativa privada, realizando-se experimentos com ingredientes alternativos, de determinação de exigências nutricionais das aves e aditivos alimentares, bem como substitutos a antibióticos como promotores de crescimento.

Laboratório de suinocultura

Objetivo: desenvolver atividades relativas a reprodução, produção, nutrição, metabolismo e manejo de suínos. 

Condições básicas: Em termos de infraestrutura e equipamentos, este laboratório possui um conservador de sêmen, refrigerador, destilador de água, espermodensímetro, microscópio com contraste de fase, banho-maria, mesa térmica digital e platina térmica. O laboratório é complementar a uma granja modelo existente na Unoesc, permitindo exercer os objetivos propostos.

Capacidade produtiva e serviços prestados: o laboratório de suinocultura possui potencial de produzir pesquisas próprias no que se refere a manutenção da integridade espermática, técnicas de processamento de sêmen suíno e controle de qualidade da dose inseminante.

 

LABORATÓRIOS DE APOIO

Laboratório de patologia

Objetivo: o laboratório de patologia servirá como setor de apoio aos demais laboratórios que compõe o programa.

Condições básicas: para desempenhar tal objetivo, o laboratório de patologia é equipado com uma câmara fria, mesas de inox, banho histológico, dispensador de parafina, processador de tecidos, micrótomo, refrigerador com freezer, estufa de esterilização e secagem, berços e cubas de vidro, placas aquecida e refrigerada, micropipetas e microscópio óptico binocular.

Capacidade produtiva e serviços prestados: o laboratório de patologia, além de fornecer diagnósticos patológicos para os casos clínicos da graduação em Medicina Veterinária da UNOESC, também oferece estes serviços para terceiros, dentre os quais necropsias e análises histopatológicas.

Laboratório de bioquímica e análises clínicas

Objetivo: o laboratório de bioquímica e análises clínicas serve como setor de apoio aos demais laboratórios que compõe o programa.

Condições básicas: para exercer os serviços de apoio, o laboratório é equipado com refrigerador, freezer, centrífuga clínica 12 poços, centrífuga para microhematócrito, refratômetro portátil, contador hematológico automático, contadores diferencial de células, microscópios binoculares ópticos, homogeneizador de tubos, banho-maria, espectrofotômetro semiautomático, espectrofotômetro manual.

Capacidade produtiva e serviços prestados: o laboratório de patologia clínica, além de fornecer diagnósticos para os casos clínicos da graduação em Medicina Veterinária da UNOESC, também oferece serviços de patologia clínica para terceiros, especialmente clínicas de pequenos animais com atuação na região.

Laboratório de parasitologia

Objetivo: o laboratório de parasitologia servirá como laboratório de apoio na identificação e diagnóstico de doenças parasitárias em animais de produção, complementando os objetivos propostos por outros laboratórios.

Condições básicas: para cumprir este propósito, o laboratório é equipado com Estereomicroscópios binoculares, estufa de cultura, refrigerador, microscópios biológicos binoculares, além de vidraria e reagentes.

Capacidade produtiva e serviços prestados: o laboratório de parasitologia, além de fornecer diagnósticos parasitológicos para os casos clínicos da graduação em Medicina Veterinária da UNOESC, também oferece estes serviços para terceiros.

 

BIBLIOTECA

A UNOESC Xanxerê possui duas bibliotecas (central e de apoio) que servirão de base ao Programa de Mestrado em Medicina Veterinária. A biblioteca central está situada no Campus I, oferecendo acesso a exemplares físicos e digitais. Par tanto o acervo é dividido em específico e correlato, sendo os específicos compostos, entre outros, por: 1.124 títulos de livros (3.699 volumes), 56 títulos de periódicos e 12 assinaturas correntes. Já o acervo correlato é composto de 4.312 títulos de livros (11.802 volumes), 153 títulos de periódicos e 47 assinaturas correntes. A biblioteca de apoio está situada no Campus II, onde se encontra sediado o curso de Medicina Veterinária e o programa de mestrado proposto, oferecendo um acervo específico de 912 títulos de livros o que totaliza 2470 exemplares.

Todo o acervo recebe tratamento técnico de acordo com as normas internacionais de catalogação: AACR2- Código de catalogação Anglo-Americano, em linguagem US MARC (Machine Readable Catalog). A classificação adotada é a CDD - Classificação Decimal Dewey e para o estabelecimento de cabeçalhos de assuntos são adotados os padrões da Biblioteca Nacional, organizadas por área do conhecimento. O gerenciamento bibliográfico utiliza o sistema Pergamum, contemplando diversos recursos como: Gestão de acervos da Biblioteca; Controle de empréstimos e devolução de materiais; Serviços on-line de consultas ao acervo; renovação automática de empréstimos e reservas de acervos.

Docentes e acadêmicos tem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES para consulta. Entre as bases de acesso disponíveis estão SCIENCE DIRECT e SCOPUS, dispondo também de serviço especializado de comutação bibliográfica (COMUT e BIREME) e convênios para o acesso ao acervo de outras instituições de ensino superior, pois faz parte do programa de empréstimos entre bibliotecas (Guia de Bibliotecas do Sistema ACAFE - Associação Catarinense de Fundações Educacionais), com mais de um milhão de títulos na sua base.

A CAPES disponibiliza o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições de ensino e pesquisa vinculados aos participantes do Portal, por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e a UNOESC é uma das integrantes da rede CAFe.

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Os usuários da Biblioteca do Campus I contam com 167 computadores com acesso à internet e outros 29 computadores para consulta de obras no sistema Pergamum. Na biblioteca do Campus II são disponibilizados dois (02) computadores para acesso à internet e consultas de obras no sistema Pergamum e 26 computadores com acesso à internet (laboratório de informática).

Estão disponíveis, além de programas básicos do Windows: Internet Explorer, Mozilla Firefox,Microsoft Office, programas como: AutoCad, Adobe Reader, Adobe Indesign, CD Virtual,DAEMON, Corel Draw, Delphi, DeV C++, EdCam, Epibuco, Epi Info, Front Page Express, Mat Lab, Mplab, Macromedia, Microsoft Acess, Microsoft Project, Microsoft Visio, ORACLE, Page Maker, Photoshop, Pleo, Produsoft, QiCAD Eberick, Solid Edge, Studio MX, Topograf e vários programas em versão trial ou gratuitos: Netbeans, Vegas, Sound Forge, BROffice, Eclipse, Softinv, Ftool, Jude, FireBird e Skype.

É importante ressaltar que em toda a área física da UNOESC Xanxerê os professores e alunos possuem a seu dispor rede wireless que pode ser acessada via dispositivos portáteis pessoais, a partir de um acesso identificado individual. Esse acesso possibilita aos alunos acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e as bases de acesso disponível.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Além dos laboratórios descritos o Mestrado Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades possui estrutura composta por:

Estrutura específica ao programa de Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades

1) Sala da coordenação e secretaria com acomodações exclusivas para a Coordenação e Secretaria, equipadas com móveis, computadores, impressora, telefone e climatização.

2) Sala de reuniões: o programa dispõe de uma sala de reuniões climatizada que comporta 14 pessoas, com acesso à internet.

3) Sala de professores: Os professores estão distribuídos em salas individuais equipadas com mobiliário, telefone, climatização, computadores com acesso à internet e impressora em rede.

4) Salas de aula: 1 sala de aula de 72 m² climatizadas, equipadas com e projetor multimídia, com capacidade para 25 alunos. Além da sala, há um auditório climatizado e com projetor multimídia, para 148 pessoas.

5) Sala de estudos e orientações: Está disponível 1 sala equipada com computadores e internet sem fio, além de salas para estudos na biblioteca do Campus I e II.

Portal de ensino

O portal de ensino possibilita ao usuário, por meio de uma plataforma web intuitiva, executar serviços administrativos como matrículas e impressão de relatórios, entre outros. Permite aos alunos acessar e compartilhar material didático, interagir com colegas e professores por meio de fóruns e visualizar conceitos das disciplinas. Possibilita aos professores a comunicação com o aluno, avaliações online e disponibilizar material de apoio.

Editora Unoesc

A editora Unoesc é um órgão da Unoesc destinado a dar suporte à publicação da produção científica, técnica, filosófica e artístico-cultural, priorizando aquelas obras que promovam o desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural da região. Foi criada em 2005 e conta com 81 títulos de livros publicados e inscritos na Biblioteca Nacional, além de cinco periódicos institucionais. A Editora participa dos esforços por geração e divulgação de conhecimento científico e tecnológico. Busca parcerias com instituições tanto nacionais quanto internacionais que visem excelência científica em suas publicações.

Política de acessibilidade

A política de acessibilidade é regulamentada pela Resolução nº 205/Consun/2011, dirigida às pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida, garante ajuda técnica para acesso e permanência a todos os ambientes de estudo, pesquisa e extensão da Unoesc. A Resolução determina ainda que todos os espaços e modelos arquitetônicos da Unoesc sigam a legislação específica vigente e as normas da ABNT de acessibilidade. Observa-se que a estrutura física das instalações do Mestrado em Biociências e Saúde está preparada para atender pessoas com deficiências.

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.