Mestrado Joaçaba

Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde

Projetos de Pesquisa

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. O envelhecimento populacional, característico da transição demográfica, é o reflexo da diminuição da mortalidade bem como da taxa de natalidade. Em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso. No campo da saúde é necessário garantir um envelhecimento com qualidade de vida, independência e autonomia, com medidas que previnam e/ou posterguem ao máximo o surgimento das incapacidades e da dependência, o que implica na necessidade do reconhecimento precoce das fragilidades, sendo necessárias intervenções que possam prevení-las ou revertê-las. Esse projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas ao cuidado ao idoso, em especial à promoção e proteção da saúde, contribuindo para a promoção do envelhecimento ativo.

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. No contexto da transição demográfica e epidemiológica as preocupações recaem sobre as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), as quais já são responsáveis por cerca de 36 milhões de mortes anuais e representam um importante desafio para o cuidado em saúde, porque acarretam importante impacto na saúde e na sociedade devido às elevadas taxas de morbidade, co-morbidades e mortalidade, que influenciam a qualidade de vida das pessoas. O projeto busca estudar formas de prevenção, de diagnóstico, prognóstico e de intervenção do processo saúde-doença em todos os níveis da assistência à saúde. Esse projeto integrador, envolvendo estudos interdisciplinares em doenças crônicas e pacientes críticos, é formado por diferentes braços através de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação lato sensu, dissertações de mestrado, atividades de extensão, congressos científicos e atividades de integração da pós-graduação com a graduação, bem como implantação de serviços assistenciais.

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A educação permite uma série de visões multi e interdisciplinares acerca de suas relações com a saúde e, também, com as biociências. O objetivo desse projeto integrador é realizar pesquisas sobre aspectos cognitivos e psicobiológicos no contexto dos processos que envolvem o binômio educação x saúde. Investigam-se aspectos fisiológicos inerentes aos processos de aprendizagem, e também analisam-se aspectos farmacológicos, toxicológicos e ambientais que influenciam o processo de ensio/aprendizagem. A análise de metodologias efetivas, fatores de interferência na aprendizagem específica em saúde e formação de professores das áreas de saúde também constituem os objetivos de pesquisa.

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A estruturação de processos assertivos que conduzam o ser humano ao estado de saúde é um dos grandes desafios da área das Biociências e da Saúde, uma vez que a própria definição de saúde é complexa e seus condicionantes e determinantes são multicausais: biológicos, sociais, religiosos, politicos, econômios, morais e éticos. Neste sentido, esse projeto visa avaliar o desempenho humano nas diferentes fases do ciclo de vida e desenvolver estudos acerca da performance no âmbito das atividades físicas, com vistas à promoção da saúde nos diferentes níveis de atenção.

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Embora sejam representativos os avanços alcançados pelo Sistema Único de Saúde nos últimos anos, torna-se cada vez mais evidente a dificuldade em superar a intensa fragmentação das ações e serviços de saúde e em qualificar a gestão do cuidado no contexto atual. O modelo de atenção à saúde, fundamentado nas ações curativas e estruturado em ações e serviços de saúde dimensionados a partir da oferta, tem semostrado insuficiente para dar conta dos desafios sanitários atuais e insustentável para os enfrentamentos futuros. O cenário brasileirocaracterizado pela diversidade de contextos regionais com marcantes diferenças socioeconômicas e de necessidades de saúde da população entre as regiões, estimula a criação de Redes de Atenção à Saúde como arranjos organizativos de ações e serviços, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Este projeto de pesquisa possui transversalidade com temas pertinentes a produção e gestão de saúde e no estudo de redes para implementação depolíticas de saúde. Por meio de instrumentos e técnicas quanti-qualitativas serão avaliados os condicionantes, determinantes e as vulnerabilidades sociais de saúde visando intervenções interdisciplinares nos sistemas de saúde locais, regionais, macrorregionais, inclusive internacionais, devido à existência, no campo empírico, de municípios fronteiriços (Brasil/Argentina/Paraguai), com ênfase no impacto na governança intersetorial, na reestruturação da oferta de serviços, nas práticas de trabalho e no acesso da população aos serviços de saúde existentes.

Linha de Pesquisa: PROMOÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE

Descrição: Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Tendo em vista que o alvo das políticas em saúde é o ser humano, as propostas das pesquisas nesta área fundamentalmente precisam ser conduzidas dentro dos princípios e referencias da bioética, considerando, entre outros, a autonomia, dignidade e a proteção dos vulneráveis,bem como o respeito à justiça, como forma de assegurar a todos o acesso à saúde. Desta forma, este projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas quantitativas e qualitativas de base populacional relacionadas a ética e bioética que contribuam para o ensino e a consciência coletivaem torno de questões persistentes tais como, aborto, autonomia do paciente, eutanásia e ortotanásia, bem como nas questões emergentes econtemporâneas, como por exemplo, ética ambiental, ética institucional, clonagem, células tronco, transgenia, biodireito e testamento vital. Nosúltimos três anos foram publicados cinco artigos sobre os seguintes assuntos: Testamento Vital, Ética Institucional e Ensino da Ética Médica. Também foram publicados dois livros que versaram sobre Bioética e Ética Ambiental.

Descrição: projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. No Brasil, considerando-se a transição demográfica, além de não termos alcançado o padrão desejável ou ideal de controle das cargas de doenças do século XX, sofremos agora também com a superposição da tripla carga de agravos à saúde, representada pelo aumento significativo de doenças crônico-degenerativas decorrentes do aumento da longevidade, pelos acidentes e pela violência. No contexto da saúde do trabalhador brasileiro essa condição torna-se ainda mais grave, haja vista dois fatores atualmente incidentes que tendem a deteriorar ainda mais a saúde nos diferentes ambientes de trabalho, representados pelas reformas trabalhista e previdenciária em curso no país. Portanto o projeto visa realizar estudos no âmbito do processo saúde/doença e das relações com o trabalho, ambiente, saúde e a sociedade.

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.