** Cursos de Pós-graduação Strictu Sensu da Unoesc concederá desconto de 30% nas mensalidades
A Unoesc aprovou uma política ampliada de apoio aos estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu, na forma de desconto em mensalidades. Por meio dessa política, os que não possuírem outros benefícios, como bolsa Capes e Fapesc, receberão um desconto de 30% na mensalidade, inclusive na matrícula (primeira mensalidade).
Para o recebimento do benefício, o estudante não poderá possuir pendência financeira junto à Unoesc e não poderá efetuar o pagamento das mensalidades fora dos prazos.
O público-alvo é composto por profissionais graduados em Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, além de profissionais de outras áreas do conhecimento com interesse científico nas linhas de pesquisa do programa.
O Programa de Pós-graduação – Mestrado em Biociências e Saúde possui um corpo docente composto por 15 professores que trabalham de forma integrada e interdisciplinar, com intensa produção bibliográfica e técnica, com diversas formações profissionais. Este grupo promove a discussão interdisciplinar sobre novos paradigmas da ciência e da saúde, mediante a integração e articulação das ciências biológicas e da saúde, contribuindo para o avanço da ciência, da tecnologia e para o desenvolvimento regional, com transferência de métodos entre as áreas, geração de novos conhecimentos e formação de recursos humanos com perfil para resolução de problemas de um novo modo.
Os docentes do Programa buscam a integração com instituições e universidades de pesquisa de diversas partes do Brasil, bem como procuram realizar colaborações internacionais, como pode ser observado pelo convênio de cooperação educativa com o Instituto Euro-americano de Educação e Motricidade Humana (IEEMH), que é formado por 32 universidades de 12 países europeus e latino-americanos, além de colaborações científicas com importantes instituições americanas. Já no Brasil destacam-se as colaborações com as universidades federais Santa Catarina, do Paraná, de Santa Maria.
Perfil do Egresso
O Mestre formado pelo Programa de Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc terá formação interdisciplinar, capacitado para integrar o conhecimento científico de diferentes áreas na busca por solução de problemas de complexidades crescentes, para os quais a intervenção disciplinar se demonstra limitada, aplicando e difundindo a interdisciplinaridade e tecnologias inovadoras, no âmbito do ensino, da pesquisa e da atuação profissional, qualificando as intervenções em saúde.
As competências esperadas desses egressos estão distribuídas nos campos da pesquisa, do ensino e da extensão e podem ser assim sintetizadas:
A partir da adoção do “conceito ampliado” de saúde, se reconhece que os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo como aspectos determinantes e condicionantes da saúde a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais, entre outros.
Isso significa dizer que a saúde precisa ser pensada não apenas do ponto de vista da doença (da visão puramente biologicista), mas também dos aspectos econômicos, políticos e histórico-sociais, da qualidade de vida e das necessidades básicas do ser humano.
Além disso há que se levar em consideração a transição demográfica e epidemiológica que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, que está condicionando o aumento do aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, que concorrem para o aumento da complexidade na busca por soluções dos problemas de saúde.
A natureza complexa dos problemas atuais de saúde requer, portanto, diálogos não só entre disciplinas próximas, dentro da mesma área do conhecimento, mas entre disciplinas de áreas de conhecimento diferentes, bem como entre saberes disciplinar e não disciplinar, ou seja, demanda avaliações interdisciplinares para a resolução de problemas de complexidades crescentes, para os quais a intervenção disciplinar se demonstra limitada. Daí a relevância do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde em nível de Mestrado (PPGBS), envolvendo principalmente as áreas de Biociências e da Saúde, que propõe novas formas de produção de conhecimento e formação de recursos humanos, que assumam como objeto de investigação fenômenos que se colocam em fronteiras disciplinares avançando para a interdisciplinaridade. Nesse contexto os projetos científicos desenvolvidos no PPGBS estão voltados para a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em saúde, aliando os conhecimentos básicos da biologia humana e suas relações com o meio ambiente à saúde. Dessa maneira, pretende-se a formação de pessoal altamente qualificado para as atividades de pesquisa e para o exercício do magistério superior.
Aqui, novas formas de produção de conhecimento enriquecem e ampliam o campo da saúde, pela exigência da incorporação de uma racionalidade mais ampla, que extrapola o pensamento estritamente disciplinar e sua metodologia de compartimentação e redução de objetos. O PPGBS privilegia estudos no âmbito do envelhecimento humano ativo e das doenças crônicas não transmissíveis.
As linhas de pesquisa valorizam as especialidades, as “áreas comuns” existentes entre os componentes curriculares e das distintas profissões da saúde e biológicas, possibilitando a complementação entre elas, visando à proposição de soluções sinérgicas, a partir da visão transversal do problema, contemplando o nível social, comunitário, individual, orgânico e molecular, com suporte da bioética.
Esta linha tem como objetivo investigar os múltiplos fatores biológicos que possam influenciar o processo saúde/doença, com ênfase para os fatores envolvidos em doenças infecciosas e crônicas não transmissíveis e envelhecimento humano, além de desenvolver pesquisas interdisciplinares no processo/saúde doença envolvendo as neurociências no contexto das biociências e saúde.
Esta linha tem como objetivo realizar estudos interdisciplinares que visam integrar e aplicar diferentes aspectos de investigação principalmente para diagnósticos e prognósticos no processo saúde/doença, com ênfase no envelhecimento humano e em doenças crônicas não transmissíveis e neurodegenerativas, nos seus três níveis – promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas interdisciplinares com múltiplas abordagens para a análise de sistemas, da gestão, de intervenções e planejamento de políticas de saúde.
Este grupo de pesquisa tem como objetivo investigar fatores biológicos, como também fatores correlacionados às neurociências, envolvidos no processo saúde doença. Ênfase é dada ao envelhecimento humano e às doenças infecciosas, crônicas não transmissíveis e neurodegenerativas. Também desenvolve estudos que avaliam a ação de moléculas bioativas com potencial para seu emprego em tratamentos, promoção de saúde e prevenção de doenças, e com potencial para a toxicidade humana. Para isso, são empregados ensaios farmacológicos, bioquímicos, moleculares, imunológicos e microbiológicos, cujos resultados associados aos obtidos nas demais linhas do PPGBS (Diagnóstico e intervenção na saúde e Promoção e gestão em saúde) contribuem para a proposição de soluções a problemas que demandam, por sua complexidade, a abordagem interdisciplinar.
Esse grupo de pesquisa tem como objetivo realizar estudos interdisciplinares que visam integrar e aplicar diferentes aspectos de investigação para o diagnóstico, prognóstico e intervenção em saúde, com ênfase no envelhecimento humano e em doenças crônicas não transmissíveis e neurodegenerativas. Os resultados das pesquisas básicas, translacionais e aplicadas, associados aos obtidos nas demais linhas do PPGBS (Biociências no processo saúde doença e Promoção e gestão em saúde) contribuem para a proposição de soluções a problemas complexos de saúde que demandam a abordagem interdisciplinar.
Nesse grupo são realizadas pesquisas interdisciplinares nos diferentes níveis de atenção à saúde humana, considerando os fatores condicionantes, determinantes e de vulnerabilidade que influenciam o processo saúde/doença. No que diz respeito às doenças, são privilegiados os estudos no âmbito das crônicas não transmissíveis e neurodegenerativas. Mobiliza, inclusive, conhecimentos e metodologias interdisciplinares para a análise de sistemas, gestão, intervenção e planejamento de políticas de saúde. Os resultados dessas pesquisas associados aos obtidos nas demais linhas do PPGBS (Biociências no processo saúde/doença e Diagnóstico e intervenção em saúde) contribuem para a proposição de soluções a problemas que demandam, por sua complexidade, a abordagem interdisciplinar.
Coordenadora:
Profa. Drª. Fabiana Meneghetti Dallacosta
Vice-Coordenadora:
Profa. Drª Aline Pertile Remor
Marli Chaves | Responsável pela secretaria do Ppgbs
ppgbs@unoesc.edu.br | +55 (49) 3551-2000 ramal 2112
marli.chaves@unoesc.edu.br
Acesse a lista de Ementas e Bibliografias por Disciplinas aqui.
Disciplinas |
Créditos |
Horas |
Linhas de Pesquisas |
Observações |
Obrigatórias |
||||
Biociências na Saúde |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
O aluno cursará 9 créditos em disciplinas obrigatórias (135hs) |
Abordagem Interdisciplinar na Saúde Humana |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Políticas e Gestão em Saúde |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Eletivas |
||||
Metodologia da Pesquisa |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
O aluno deverá optar por 9 créditos relacionados a Linha de Pesquisa a que tiver vinculado (135hs) |
Bioestatística |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Epidemiologia |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Bioética e Integridade em Pesquisa |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Biossegurança |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Tópicos Especiais |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
Prática de Ensino Superior |
1 |
15 |
1,2 e 3 |
|
Atividades Biológicas de Substâncias |
3 |
45 |
1 |
|
Biologia Celular e Molecular |
3 |
45 |
1 |
|
Doenças Infecciosas e Parasitárias Humanas |
3 |
45 |
1 |
|
Genética Humana |
3 |
45 |
2 |
|
Cineantropometria na Saúde e na Performance Humana |
3 |
45 |
2 |
|
Fisiopatologia e Epidemiologia de Afecções do Complexo Bucomaxilofacial |
3 |
45 |
2 |
|
Atenção Básica e Interdisciplinaridade |
3 |
45 |
3 |
|
Intersetorialidade e Redes na Saúde |
3 |
45 |
3 |
|
Seminários de Dissertação |
2 |
30 |
1,2 e 3 |
|
Educação em Saúde. |
3 |
45 |
1,2 e 3 |
|
|
||||
|
6 |
90 |
1,2 e 3 |
O aluno cumprirá 6 créditos relativos à Dissertação (90hs) |
|
|
|
|
|
Total de créditos/carga horária (mínimo) |
24 |
|
360 |
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