O comércio varejista insere-se estrategicamente entre fornecedores e consumidores de produtos e/ou serviços e abrange, em seu escopo, as atividades desenvolvidas no processo de vendas, realizado para atender a uma necessidade do consumidor final. Pode ainda ser caracterizado como uma organização que insere-se diretamente no cotidiano das pessoas, comunidades e regiões, tendo ainda um papel de fundamental importância como intermediador na cadeia de suprimentos.
Além de ser um elo de ligação entre o produtor do produto e/ou serviço e o consumidor final, facilitando o acesso por meio da intermediação, armazenagem e distribuição, garantem o fornecimento de uma variedade de produtos, inclusive de marcas concorrentes, otimizando assim a opção de escolha e esclarecendo dúvidas. Para a organização promotora do produto ou serviço, a relevância do comércio varejista está na condição do fracionamento de lotes e uma maior amplitude de mercado.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), o setor do comércio varejista apresentou um crescimento de 1,4% no ano de 2021. Este resultado, em um período anual, representa uma queda de 3% no 2º semestre do ano do 2021. Nota-se ainda que, o crescimento anual ficou acima do 1,2% apurado no ano de 2020, mas abaixo de 2019, quando as vendas cresceram 1,8% (SOARES, 2022).
A Associação das Micro e Pequenas empresas de Capinzal e Ouro (Ampeco) tem por objetivo a capacitação das empresas de micro e pequeno porte, prestando serviços tecnológicos, gerenciais e de recursos humanos, através do estímulo e promoção do associativismo, como mecanismo indispensável para garantia de seus resultados.
Com vistas a promover o desenvolvimento do comércio varejista local, propõe-se a capacitação em vitrinismo e marketing digital para os empresários e colaboradores das empresas do setor, temas relevantes para serem abordados neste tipo de organização, visto que a vitrine promove a visibilidade dos produtos, despertando no consumidor o desejo da compra. Da mesma forma, o marketing digital insere-se, na atualidade, como uma ferramenta de promoção dos produtos e serviços, proporcionando ainda a sustentabilidade e a competitividades das empresas do setor.
Matriz Curricular | Data | Dia da semana | Ministrante | Carga Horária | Horário | Ementa |
Motivação | 21/06 | terça-feira | Eudete Ferronato | 4h | 19h às 22h | Relacionamento interpessoal e auto estima. Satisfação e Insatisfação: crescimento profissional, autorrealização e reconhecimento. Motivação definida pelo impulso do vendedor. |
Vitrinismo |
04/08 |
quinta-feira | Edinara Rauta Baseggio | 24h | 19h às 22h | Comunicação de varejo. Percepção humana no ponto de venda. A compra pela imagem e sua representatividade no ciclo da compra. O que é Vitrinismo e Visual Merchandising. Pesquisa de mercado (consumidor). Tipos e estilos de montagens. Técnicas de composição. Diferenças por conceito ou estilo de loja. Cores e Iluminação no ponto de venda. Tendências de vitrina para cada setor (moda, joalheria, infantil, eletrodoméstico). |
Gestão de Mídias Sociais | 30/06 07/07 14/07 |
quinta-feira | Vanessa Balestrin | 12h | 19h às 22h | A construção da estratégia e escolha dos canais: como monitorá-los e atender seu público em diferentes mídias. Influenciador: como definir conteúdo para publicação, como realizar o marketing de conteúdo nas redes sociais. Métricas de acompanhamento. |
Beer Meeting | 08/09 | quinta-feira | Rodrigo André Fernandes | 4h | 19h às 22h | Compartilhamento de experiências: feedback das ações realizadas; socialização das experiências em um ambiente inovador, criativo e descontraído. |
Micro e pequenos empresários do comércio varejista dos municípios de Capinzal e Ouro. Profissionais de vendas e colaboradores de empreendimentos do comércio varejista local.
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