Eventos Joaçaba

VIII Simulação realística

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
10/06/2019 a 13/06/2019

A simulação realística contribui para aquisição de uma postura mais confiante do futuro profissional, que tomará decisões de forma estrategicamente planejada em benefício de todos. Essa abordagem traz grandes contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que gera satisfação ao aluno, que testará seus conhecimentos previamente e ao professor, que poderá verificar o andamento e a eficácia de suas aulas.

Pensar as práticas docentes na Área da Saúde, mais precisamente no curso de Enfermagem, considerando tempos de tão profundas transformações, exige a ousadia de não enquadrar as demandas em velhos modelos de aprendizagem e a lucidez de encontrar, nas situações concretas, suas potencialidades. Nessa perspectiva, assume-se o desafio de delinear as práticas docentes a partir de perspectivas inovadoras, rompendo com uma cultura de transmissão de informações e investindo na problematização da realidade dos estudantes configurando processos nos quais se compreende a aprendizagem como prática social, histórica e condicionada pelas trajetórias, saberes e experiências (FREIRE, 2009).

Proporcionar aos acadêmicos e docentes da área das Ciências da Vida e Saúde e profissionais inseridos na rede pública e privada de saúde da região uma reflexão sobre a comunicação e os cuidados a saúde mental dos trabalhadores da saúde.

OBJETIVOS

  • Realizar uma prática pedagógica que integre interdisciplinarmente os componentes curriculares de modo a estimular a aprendizagem significativa e contextualizada dos alunos, por meio da simulação realística no curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Desenvolver a simulação realística como prática pedagógica focada em metodologias ativas no curso de Enfermagem.
  • Fomentar a reflexão baseada em evidências sobre o fenômeno Violência.
  • Despertar nos acadêmicos a necessidade do autocuidado e o cuidado humanizado.
  • Promover a reflexão de práticas que estimulem o ensino e a aprendizagem por meio da simulação realística.
  • Promover situações de vivência entre ensino, pesquisa e aplicabilidade das práticas pedagógicas inovadoras no curso de Enfermagem.
  • Promover diálogos múltiplos entre o colegiado do curso, a fim de propiciar práticas inovadoras de ensino na área da saúde, bem como estimular pesquisa, raciocínio lógico e estudo sistematizado por parte dos acadêmicos.
  • Despertar nos acadêmicos o sentido crítico, na busca constante por informações de qualidade, aprimorando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
  • Desenvolver o trabalho interdisciplinar nas mais diversas áreas do conhecimento.
  • Realizar mostra fotográfica sobre a saúde mental e seus impactos na sociedade.

EMENTA

  • A comunicação como principal elo entre profissional e paciente.
  • A saúde mental de cuidadores em saúde mental.
  • Estar paciente: A visão de quem é cuidado.

PÚBLICO-ALVO

Acadêmicos e docentes da área das Ciências da Vida e Saúde e profissionais inseridos na rede pública e privada de saúde da região.

Data
17 de Junho de 2019 a
18 de Junho de 2019
Horários
19:30 às 22:30
Local
Auditório Afonso Dresch - Unoesc Joaçaba
Vagas
-
Carga Horária
12 horas
Investimento
Gratuito
Contato

Enfermagem Unoesc Joaçaba

E-mail: enfermagem.jba@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.