Eventos Xanxerê

VI Semana Acadêmica de Enfermagem: Liderança de Enfermagem em tempos de Pandemia

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
12/04/2021 a 10/05/2021

O fazer profissional do enfermeiro é mobilizado e estimulado por meio do reconhecimento do seu trabalho. A satisfação no trabalho e o sentimento de realização profissional são ingredientes que contribuem para o desenvolvimento do seu fazer e impulsionam a sua busca por crescimento profissional.

O ano de 2020, pontualmente em 16 de março, fica marcado como o dia em que o tempo entra em suspensão. Escolas, universidades, comércio não essencial, foram convocados a suspensão das atividades presenciais por 15 dias, medidas tomadas na tentativa de minimizar os efeitos de um vírus novo que se aproximava e ameaçava entrar em um curso alvoraçado e obstinadamente cruel de adoecimento e morte em massa (SOUZA, 2020).

Sabe-se que a enfermagem atua desde a promoção à saúde até a linha de frente hospitalar e nos vários níveis de atenção. Porém, com a realidade imposta pela pandemia por SARS-CoV-2, ao mesmo tempo que a importância do papel de enfermagem ficou em evidência pela mídia, as situações de adoecimento e riscos de vida decorrentes da COVID-19 desnudou para o grande público as condições de trabalho precarizadas as quais os trabalhadores da saúde estão expostos.

A problemática existente da desvalorização do trabalho de enfermagem não é de hoje, entretanto, durante a pandemia, percebe-se que perpassa por questões da própria saúde do trabalhador e reflete na segurança do paciente, uma vez que as condições de trabalho atual trazem o adoecimento dos profissionais, o funcionamento inadequado dos serviços assistenciais e a dificuldade na proteção dos pacientes. Assim, valorizar o trabalho da enfermagem reflete diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados.

Nesse contexto, o tema da Semana Acadêmica vem reafirmar o compromisso do profissional de Enfermagem, nos mais variados espaços de atuação, sua importância como ser social, intelectual e a manutenção da sua saúde biopsicossocial.

 

Data
12 de Maio de 2021 a
15 de Maio de 2021
Horários
Quarta-feira a sexta-feira: 8h às 12h e 19h às 21h30.
Local
On-line
Vagas
300 vagas
Carga Horária
10 horas
Investimento
Gratuito
Contato

Prof. Elenir Salete Frozza Salvi

E-mail: enfermagem.xxe@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.