Eventos Joaçaba

V Colóquio Internacional de Educação - Educação e cidadania: desafios e estratégias possíveis

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
06/07/2016 a 24/10/2016


V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - Educação e cidadania: desafios e estratégias possíveis

III SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES MULTIDISCIPLINARES - Experiências formativas em contextos da educação básica

II ENCONTRO DE EGRESSOS E EGRESSAS DO PPGEd/UNOESC 

 

APRESENTAÇÃO

Em tempos de capitalismo globalizado e crise generalizada na sociedade brasileira, no campo da educação evidencia-se um mal-estar complexo. Nesse contexto emergem demandas para a reconstrução de paradigmas científicos e formativos, sociais e éticos. Uma questão de fundo refere-se às condições para desenvolver e consolidar nossa recente experiência democrática, na perspectiva de uma cidadania plural.

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO propõe constituir um espaço público interdisciplinar para socialização e debate teórico-prático de ideias e de pesquisas, tendo em vista problematizar fundamentos, políticas e processos educativos. No cenário contemporâneo se evidenciam o multiculturalismo, a exclusão e a intolerância; e, à educação corresponde um lugar protagonista para a formação do sujeito, individual e coletivo, na perspectiva da cidadania ativa para a transformação social. Assim sendo, trata-se de articular o acesso a conhecimentos e habilidades ao desenvolvimento do pensamento crítico e de práticas inovadoras.

No III SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIA E AÇÕES MULTIDISCIPLINARES  será reinterrogada uma tendência à fragmentação do conhecimento, associada à reprodução de pensamentos monorreferenciais e práticas homogeneizantes. Serão apresentados e debatidos resultados de pesquisa, relatos de experiências realizadas junto e a partir das escolas da mesorregião oeste de Santa Catarina desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC com apoio financeiro CAPES/OBEDUC, no período de 2013-2017. Nesse sentido, procura-se compartilhar ações efetivadas e vicissitudes encontradas na construção de caminhos, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

Na oportunidade será realizado, também, o II ENCONTRO DE EGRESSOS E EGRESSAS do PPGEd/Unoesc. Esse encontro situa-se no contexto de um conjunto de ações articuladas nas quais se busca estabelecer fluxos de comunicação e formas de cooperação entre egressos e egressas tanto com o Programa, quanto junto à comunidade acadêmica.

A promoção desses três eventos simultâneos consiste em uma oportunidade para a Unoesc, ao mesmo tempo, implementar a relação entre a universidade e a escola pública, assim como fomentar o desenvolvimento regional em uma perspectiva nacional e internacional.

 

Objetivo

Constituir um espaço público para socialização e debate de ideias e de pesquisas que buscam problematizar a complexidade de fundamentos, políticas e processos educativos.

Eixos Temáticos

1. Educação e contemporaneidade.
 
Contexto econômico, social e educativo. Conjuntura internacional e campo educativo. Desafios dos fenômenos educativos. Novos atores e finalidades da educação. Educação e globalização. Exclusão social e cidadania.
 
2. Estratégias e experiências educativas.
 
Experiências formativas e contextos educativos. Experiências educativas colaborativas. Processos de ensino-aprendizagem e potencialidades transformadoras. Inclusão social e humanização. Práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais.
 
3. Relações sociais e espaços educativos.
 
Conflitos interpessoais na escola. Intervenções no espaço escolar e intersetorialidade. Escola e família. Democracia e multiculturalismo. Cidadania participativa. Educação na infância e relações sociais. Multi-inter-transdisciplinaridade. Educação em tempo integral.
 
4. Políticas e gestão educacionais.
 
Direito à educação. Políticas curriculares. Gestão democrática. Gestão escolar e diversidade. Organização dos espaços educativos. Avaliação educacional. Políticas de formação de professores. Mal-estar docente.
 
5. Educação, trabalho e sociedade.
 
Diversidade, cidadania e práticas educativas. Educação ao longo da vida e educação não escolar. Trabalho e formação profissional. Educação permanente. Educação de jovens e adultos. Educação profissional.
 
6. Diversidade e educação.
 
Fundamentos, finalidades e perspectivas da educação. Fenômenos humanos e educativos. Questões epistemológicas, antropológicas, sociológicas, filosóficas, éticas e estéticas. Diversidade e processos educativos.

CRONOGRAMA DO EVENTO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMITÊ CIENTÍFICO

PROGRAMAÇÃO

HOSPEDAGEM

LANÇAMENTO DE LIVROS

Horários apresentações trabalhos: comunicações orais e posteres

ATENÇÃO: Cada pôster será exposto, unicamente, na sala em que está prevista a respectiva apresentação, por eixo, em 25/10, no turno da tarde, a partir das 13h30.
 

>> Eixo Temático 1 <<

>> Eixo Temático 2 <<

>> Eixo Temático 3 <<

>> Eixo Temático 4 <<

>> Eixo Temático 5 <<

>> Eixo Temático 6 <<

Anais - V Colóquio Internacional de Educação 

 

Data
24 de Outubro de 2016 a
26 de Outubro de 2016
Horários
Matutino e vespertino
Local
Auditório Afonso Dresch - Unoesc Joaçaba
Vagas
-
Carga Horária
20 horas
Investimento
R$ 70,00
Contato

E-mail:  coloquio.educacao@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.