Eventos On-line

III Colóquio Internacional de Filosofia e Educação

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
25/07/2022 a 30/09/2022

O Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, em sua terceira edição, está se constituindo em um espaço de intensos estudos e debates referente a temáticas emergentes nos dois campos em suas interconexões. Nesta terceira edição o tema se volta à Educação e Democracia em suas bases para a Justiça, com as seguintes problemáticas: quais constituintes educacionais e democráticos tornam possível a justiça? Como o declínio da perspectiva humano-formativa, com a ascensão de ideais tecnicistas e empresariais, estão afastando a educação da sua condição democrática e promotora da justiça? Porque e como a educação poderá reagir ao declínio dos fazeres democráticos, tanto em contextos de instituições educativas quanto nos diversos modos de viver humanos? Essas problemáticas emergem a partir de cenário atual marcado por políticas educacionais filiadas aos ideias neoliberais e suas características de empresariamento, esvaziamento das humanidades, tecnicismo, superficialidade e fragmentação dos processos educativos. Emergem também em contextos do projeto de pesquisa intitulado “Educação, justiça e desenvolvimento humano: a democracia em crítica e em perspectiva”.

Tais problemáticas nos levam à defesa da tese: é pela educação em suas características humano-formativas e pelas características de viveres democráticos, que se torna possível pensar e efetivar a justiça.

É urgente dedicarmos espaços de estudos e reflexões potencializadoras da crítica ao modelo de educação pautado pelo mercado, em defesa de uma educação enquanto formação humana e voltada para o desenvolvimento humano.

Esta edição do colóquio internacional de Filosofia e Educação é organizada interinstitucionalmente, envolvendo a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidad Castilla – La Mancha (Espanha).

Programação

Matriz Curricular Datas Ministrante Titulação IES - Origem C.H. Turno
Estudos teóricos-conceituais no temas da educação, democracia e justiça 02/08 a 30/09 Atividade de estudos individuais e em grupos de pesquisa, sobre a bibliografia básica - - 22,5 -
Elogio da atenção – a educação em tempos sombrios 03/10

Luís Umbelino

 

Pedro Ângelo Pagni

Doutor

 

Doutor

Universidade de Coimbra

Universidade Estadual Paulista 

2h30 Noturno
Educación y ciudadanía democrática - ¿Hay algo de actual en las reflexiones de John Stuart Mill sobre el tema? 04/10

Gerardo López Sastre

 

Samuel Mendonça

Doutor

 

Doutor

Universidad de Castilla – La Mancha

PUC/Campinas

2h30 Noturno
Reconstruir o currículo escolar no pós "novo filantropismo" - educar à luz da justiça e da democracia 05/10

Maria Helena Damião

 

Altair Alberto Fávero

Doutora

 

Doutor

Universidade de Coimbra

Universidade de Passo Fundo

2h30 Noturno

 

Data
03 de Agosto de 2022 a
05 de Outubro de 2022
Horários
- 02/08 a 30/09 – horários diversos dedicados aos estudos teórico-conceituais nos temas da educação, democracia e justiça – Grupos de Pesquisa. - 03 a 05/10 – 18h
Local
Via Zoom (curso on-line) e transmitido pelo YouTube
Vagas
200
Carga Horária
30h
Investimento
-
Contato

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação
E-mail: ppged@unoesc.edu.br
Telefone: (49) 3551-2003 

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.