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5° CONGRESSO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA / 4ª MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

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04/08/2022 a 10/10/2022

 

O 5º Congresso Regional de Medicina Veterinária pretende fomentar a ciência, tecnologia e inovação, ampliando a formação de novos pesquisadores sobre os temas relacionados à bovinocultura, suinocultura, avicultura, equinocultura e animais de companhia. E, também, acelerar a implementação de ações ligadas à inovação para os setores de importância socioeconômica, especialmente dos segmentos do agronegócio da região oeste catarinense, pois a região oeste se consolida como um polo na produção de bovinos, suínos e aves. Ainda, os animais de companhia têm um papel emocional importante nas famílias. Dessa forma, o evento procura abordar os principais setores de importância socioeconômica, bem como afetiva na região oeste catarinense.

O estado de Santa Catarina é um grande produtor de alimentos e cada vez mais empresas de tecnologias e inovações impactam a economia da agricultura, pecuária e do agronegócio. Neste sentido, entende-se que a proposta deste evento vem ao encontro das políticas públicas de fomento à inovação do segmento.

 

4º MOSTRA CIENTÍFICA

Convidamos os acadêmicos, técnicos e profissionais liberais inscritos no 5° Congresso Regional de Medicina Veterinária para a submissão de resumos expandidos para a 4º Mostra Científica que ocorrerá em paralelo ao Congresso. Os trabalhos enviados serão avaliados por um comitê científico para aprovação. Dentre os resumos submetidos, o comitê selecionará 6 trabalhos para a apresentação oral. O critério de julgamento na escolha dos trabalhos para apresentação oral será baseado na originalidade e relevância na área.

SUBMISSÃO DE RESUMO

Os resumos poderão ser submetidos a partir de 05 de agosto de 2022 até 05 de setembro de 2022. A submissão dos resumos deve ser realizada via e-mail, para o endereço: congressormv.xxe@unoesc.edu.br, com o título RESUMO CONGRESSO.

-Caso o resumo não seja aprovado, não haverá ressarcimento da inscrição.

- Para efetuar a submissão do trabalho, ao menos um autor deve estar inscrito no Congresso e este deve enviar o comprovante da inscrição junto com o resumo. Dessa forma, o procedimento de inscrição deve anteceder a submissão.

- Na submissão, um autor deve ser indicado para correspondência, o qual receberá um e-mail de recebimento do mesmo e posteriormente, confirmação do aceite do resumo.

- Serão aceitos 02 resumos por inscrição, com até dez (10) autores por resumo.

 

2. Instruções gerais

- O resumo somente será aceito no formato WORD.O resumo deve conter no máximo 4 páginas. Não serão permitidas correções após o envio do resumo, portanto, solicitamos a máxima atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, para não acarretar em falhas que levem a rejeição do trabalho.

- Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais do evento, no formato online.

- Dentre os resumos submetidos, o comitê selecionará 6 trabalhos para a apresentação oral. O critério de julgamento na escolha dos trabalhos para apresentação oral será baseado na originalidade e relevância na área.

- O comitê científico irá selecionar o melhor pôster e a melhor apresentação oral da Mostra Científica para receber premiação.

- Os trabalhos devem ser inéditos. Resumos já publicados em outro meio de comunicação, quer sejam expandidos ou não, não serão aceitos.

- O idioma oficial da 4a Mostra Científica do 5º Congresso Regional de Medicina Veterinária é o português.

- Serão aceitos resumos com foco em pesquisas científicas, revisão bibliográfica e relato de casos no âmbito da Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins.

- Os resumos devem atender às áreas do conhecimento: Nutrição, Manejo e Produção animal, Reprodução, Medicina Veterinária Preventiva, Clínica, Cirurgia, Patologia, Inspeção e tecnologia dos alimentos, Bem-estar animal, Animais silvestres e Saúde única.

 

2. Forma de apresentação – Itens obrigatórios e ordem de apresentação

2.1Trabalho de pesquisa - Título, Autores, Filiação/ Titulação dos autores, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências.

2.2 Revisão Bibliográfica - Título, Autores, Filiação/ Titulação dos autores, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, revisão de literatura, Discussão, Conclusão ou Considerações finais e Referências.

2.3 Relato de casos clínicos - Título, Autores, Filiação/ Titulação dos autores, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Relato do (s) caso (s) clínico (s), Discussão, Conclusões ou considerações finais, Agradecimentos e Referências.

 

3. Apresentação textual

Texto -  o resumo deve ser redigido em letra (Arial), tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm).

Título - Deve ser preciso e informativo. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-lo em negrito e centralizado. O título não deve conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.

Autores – Recomenda-se listar até dez (10) autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo resumo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.

Afiliações – Devem ser escritas na fonte Arial, tamanho 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, oito. Deixar uma linha em branco após as afiliações.

Resumo - Deve conter, no máximo, 250 palavras, o texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda. Redigir o resumo de forma concisa e sequencial, ressaltando-se objetivo, material e métodos, resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica e abreviação não definida.

Palavras-chave – Registrar até seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave.

Introdução – O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. A revisão bibliográfica deve ser pertinente, com artigos clássicos e atuais. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco após a introdução.

Material e Métodos - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Abordar os métodos, equipamentos e procedimentos. Citar aprovação do CEUA (Comitê de Ética no uso dos animais) ou CEP (Comitê de Ética e Pesquisa) (nº protocolo). Deixar uma linha em branco após o item material e métodos.

Relato do(s) caso(s) clínico(s) (em caso de Apresentação nesta forma) -  informar de forma clara e concisa. Se utilizar fotos, citar autorização do paciente/responsável para divulgação do caso clínico.

Resultados e Discussão - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras. Tabelas e Figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados e discussão. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.

Conclusão (ões) ou considerações finais - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar as principais conclusões em frases curtas, que devem ser relativas aos objetivos propostos. Deixar uma linha em branco após o item conclusões. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem.

Agradecimentos – Este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha em branco separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos, financiamentos

Referências – As citações de autores no texto devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que são primeiramente mencionadas no texto. Ex.: (1,2,3), (4), (5,6). Identificar as referências no texto, tabelas e legendas por números arábicos entre parênteses). Apresentar na Literatura Citada (seis referências, no máximo) em ordem de citação no texto, conforme as instruções apresentadas a seguir:

 

Artigos:

Carvalho C.V.D., Hermisdorff I.C., Souza I.S., Junqueira G.S.B., Magalhães A.F.B., Fonseca L.F.S., Albuquerque L.G., Tonhati H., Carvalheiro R., De Camargo G.M.F. & Costa R.B. 2018. Influence of X-chromosome markers on reproductive traits of beef cattle. Livestock Science, 220, 152-157.

Resumos publicados anais em eventos:

Carvalho C.V.D., Junqueira G.S.B., Schettini G.P., Bittencourt T.C.B.S.C., Lobo R.B., Souza I.S., Teixeira N.A. & Costa R.B. 2017. Avaliação da interação genótipo x ambiente para características reprodutivas para diferentes regiões do estado da Bahia em bovinos da raça Nelore. Anais... In: XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2017, Ribeirão Preto.

Livros:

Lynch M. & Walsh B. 1998. Genetics and Analysis of Quantitative Traits. (1st Edition). New York: Oxford University Press Inc

Capítulo de Livro:

Pinto L.F.B. 2014. Fatores a considerar na escolha de uma raça e desempenho de raças zebuínas para produção de carne no Brasil. In: Oliveira R.L & Barbosa M.A.A.F. (Eds.), Bovinocultura de Corte - desafios e tecnologias. 2ed. (pp. 27-41), Salvador: EDUFBA.

Teses/dissertações:

Pinto, L.F.B. 2007. Ocorrência de interações QTL x Sexo, de epistasias e de QTLs pleiotrópicos em frangos (Gallus gallus). Piracicaba: USP, 119 f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2007.

Documento Eletrônico:

Lopes P.S. 2005. Teoria do melhoramento animal. Belo Horizonte: FEPMVZ. Disponível em: http://www.poszootecnia.ufv.br/wp-content/uploads/2012/02/Teoria-do-Melhoramento-Animal-ISBN-85-87144-21-9.pdf. Acesso em: 04 de fevereiro de 2019.

 

4. CITAÇÕES NO TEXTO: Não serão consideradas citações no Sistema alfabético, somente no Sistema numérico (números entre parênteses).

Quando uma publicação tiver dois autores, ambos são citados; quando a citação tiver três ou mais autores, apenas o primeiro deve ser citado, seguido da expressão et al. Exemplos: um autor: Segundo Fonseca (1); dois autores: Drumond, Carvalho (2); mais de dois autores: Labruna et al. (3); ou no final da frase entre parênteses (Fonseca, Drumond, Carvalho, Labruna et al.) (4).

5. Tabelas e Figuras - Poderão ser incluídos até três elementos gráficos (figuras e/ou tabelas) e inserí-los sequencialmente no texto.

5.1 As tabelas, quadros, figuras e gráficos devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos.

5.2 Os títulos de tabelas e quadros devem ser colocados na parte superior destes.

5.3 As figuras deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos (ex. Figura 1), fazendo-se a sua devida referência no texto. Deverão estar centralizadas na página. Textos internos (ex. legendas) deverão ser escritos na fonte Arial, normal, tamanho 10. As legendas de figuras e gráficos devem ser colocadas na parte inferior destes.

5.4 Todas as tabelas, quadros, figuras e gráficos, sem exceção, devem ser citados no texto.

 

Recomendações

Recomenda-se que os autores submetam os seus resumos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição, uma vez que, por decisão da Comissão Científica, os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições: 1. Aprovado e 2. Reprovado

- Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas – Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos.

- Usar o Sistema Internacional de Unidades (SIU) e suas abreviaturas consistentemente. Se não for possível usar o SIU, seu equivalente deve ser também incluído.

- Não utilizar pontos em siglas (EUA e não E.U.A.).

- Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6". Este tipo de redação é muito cômodo para o autor, mas é de difícil compreensão para o leitor.

- Usar 36% e não 36 % (sem espaço entre o número e %);

- Usar 88 kg e não 88Kg (com espaço entre o número e kg, que deve vir em minúsculo);

- Usar 136,22 e não 136.22 (usar vírgula, e não ponto);

- Usar 42 mL e não 42 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);

- Usar 25ºC e não 25 ºC (sem espaço entre o número e ºC);

- Usar (P<0,05/P=0,05) e não (P < 0,05/P = 0,05) (sem espaço antes e depois do <);

- Usar 521,79 ± 217,58 e não 521,79±217,58 (com espaço antes e depois do ±);

- Usar r2 = 0,95 e não r2=0,95 (com espaço antes e depois do =);

- Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05; **P<0,01; ***P<0,001).

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER

Para apresentação em pôster, devem ser observadas as seguintes recomendações:

Seguir o modelo sugerido para o pôstr em MODELO. O tamanho do pôster será de 1,2 m de altura por 0,9 m de largura.
Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e referências.
O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
A fixação dos pôsteres fica sob responsabilidade dos apresentadores e deverá ser realizada no primeiro dia do Congresso (19/10) em local indicado pela Comissão organizadora da Mostra Científica.
A Comissão organizadora disponibilizara o suporte para a fixação dos pôsteres. A avaliação feita pelo Comitê Científico acontecerá no dia 20/10 em horário divulgado no dia do evento.
Caso o apresentador não se faça presente no dia da avaliação dos pôsteres, será facultado à Comissão Científica o fornecimento ou não da certificação.
A Comissão organizadora do Congresso e da Mostra Científica não se responsabiliza pelos pôsteres não retirados dos painéis após o término da exibição.

 

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato via e-mail (congressormv.xxe@unoesc.edu.br) com a Comissão Científica.

Link para download do arquivo: www.unoesc.edu.br/images/uploads/extensao/5-congresso-med-vet-padrão-poster_(2).pptx

 

Data
19 de Outubro de 2022 a
21 de Outubro de 2022
Horários
Quarta- feira: 7h às 18h Quinta-feira: 8h às 17h30 Sexta-feira: 7h30 às 11h30
Local
Auditório do Campus II - Medicina Veterinária
Vagas
150
Carga Horária
20 horas
Investimento
R$ 100,00
Contato

Ederson Bisognin Bortolotto

E-mail:ederson.bortolotto@unoesc.edu.br

Telefone: (49) 3441-7099

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