Eventos Xanxerê

5º CONGRESSO REGIONAL DE DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC

Convide seus amigos:

Inscreva-se aqui
01/07/2016 a 12/08/2016

 A DATA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O 5° CONDEB FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 22 DE JULHO DE 2016, NO E-MAIL: 

condeb.xxe@unoesc.edu.br

Segue link com as Normas para Submissão de Trabalhos:

Clique Aqui

 

jUSTIFICATIVA

A Universidade do Oeste de Santa Catarina, comprometida com a qualidade dos processos pedagógicos realizados pela Educação Básica, assume a função de formar professores capacitados à análise crítica sobre a organização da educação em sua totalidade. Assim, propõe, no 5º Congresso Regional de Docência e Educação Básica, a discussão e a reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

O Congresso permitirá ao professor refletir sobre a organização pedagógica do processo de ensino-aprendizagem, a prática investigativa e sua inserção ao campo da pesquisa científica em vários aspectos, principalmente envolvendo três eixos temáticos: Estudo do Currículo nos Processos Educativos; Currículo, Cultura e Formação Docente; Política Curricular na Educação.

Dessa forma, a Universidade mantém seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento regional por meio de profissionais da educação atuantes e comprometidos com a transformação social na região onde atuam.

A escola de Educação Básica está inserida no contexto social da sociedade, recebendo em suas práticas pedagógicas a diversidade étnico cultural, social, econômica, política, de gênero, biológica, sensorial, intelectual com o propósito de desenvolver a humanidade em cada um dos discentes por meio da educação. Para tanto, se faz necessário a escola estar orientada por um currículo escolar, que de acordo com Veiga Neto 2002, é um artefato educacional que retira elementos de uma cultura e os escolariza. E assim viabiliza tais elementos ao educando durante seu processo de formação. O Currículo também pode ser entendido como um elemento da cultura da escola, porém, de modo algum deve ser estanque, pelo contrário, deve estar em sintonia com o movimento da sociedade. Acompanhando as mudanças no cenário sociocultural e mais o conhecimento produzido historicamente pela humanidade a escola garante um conhecimento sólido para a formação humana, política, ética, estética e cidadã aos seus educandos.

A muito que a educação deixou de estar pautada por verdades absolutas, em que a escola era vista enquanto instituição a parte da sociedade. A escola que se apresenta hoje deve acompanhar o movimento da história, orientada por um currículo escolar atento as mudanças sociais com o intuito de uma formação sólida, ampla, sensibilizada com as questões sociais, culturais, históricas, de gênero, científica, políticas, econômicas e científicas. Para isto a Educação Básica vem sendo pensada e organizada para responder aquilo que se coloca como função social da escola. Assim está se propondo para a Educação Básica a formação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que é um documento que busca sinalizar percursos de aprendizagem  e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica. Aponta ainda, para os conhecimentos de diferentes natureza, aos quais devem ter acesso os estudantes de Educação Básica no Brasil.

Este documento está ancorado no Plano Nacional de Educação PNL – 2014; Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – 2013; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – 1996, Art. 26; Constituição Nacional – 1988,  Art. 2010.

Este documento sinaliza para mudanças na formação de professores e na elaboração de materiais didáticos, destacando a importância de participação de professores e comunidade. Estando organizada a partir do que considera direitos de aprendizagem e se percebe que o foco apresenta-se expandido, pois o centro não é a apropriação e elaboração de conceitos.

  Portanto, para acompanhar o movimento da sociedade, se faz necessário repensar a organização da Educação Básica, buscando estabelecer relação entre a educação e as várias instâncias da cultura, e isto só mediante uma reorganização do currículo.

 

 

Data
16 de Agosto de 2016 a
17 de Agosto de 2016
Horários
-
Local
Unoesc - Xanxerê
Vagas
150
Carga Horária
20 horas
Investimento
Inscrições para Kit de palestras: Isento Inscrições para Comunicação de Artigos Científicos: R$ 60,00
Contato

Coordenação do evento:

Elizandra Iop

E-mail: elizandra.iop@unoesc.edu.br

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.