O curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Unoesc é o primeiro no Oeste Catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, tendo como campos de pesquisa estudos teóricos e empíricos delimitados pelo recorte específico de suas linhas de pesquisa. Com isso pretende investigar problemáticas relacionadas à competitividade, sustentabilidade e empreendedorismo, gerando conhecimento de alto nível, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos indivíduos, das organizações e dos territórios, bem como para o avanço do conhecimento da Área.
Objetivo Geral:
Desenvolver pesquisa que contribua para o avanço da ciência nos campos da sustentabilidade e competitividade.
Objetivos específicos
Perfil do diplomados
O diplomado deste Curso de Doutorado Acadêmico em Administração será capaz de:
O curso de Doutorado em Administração foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC em novembro de 2016, após avaliação de projeto submetido pelo Aplicativo para Cursos Novos – APCN em maio de 2016.
É a realização de um sonho da própria Unoesc de ofertar ensino no mais alto nível acadêmico, bem como um sonho de uma equipe, que reunida em torno do Mestrado Profissional em Administração, curso de stricto sensu em funcionamento no Campus Chapecó desde 2013, juntou esforços para o amadurecimento intelectual de seus membros e para a elaboração de um projeto que atendesse tanto ao rigor da CAPES como às demandas regionais.
Em 2022 o curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Unoesc foi agraciado com o Conceito 4 na avaliação da Capes.
Sustentabilidade e Competitividade
Descrição: A área de concentração Sustentabilidade e Competitividade investiga fatores relacionados aos contextos organizacional e territorial, associados ao desenvolvimento, a competitividade e desempenho de empreendimentos, organizações e territórios. A produção do conhecimento está alicerçada em duas linhas que se complementam: uma com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais, e outra voltada à estratégia e competitividade.
Linha 01: Sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais
Descrição: esta linha compreende os estudos de sustentabilidade e sua influência nas dinâmicas territoriais, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, políticos, institucionais, em contextos organizacionais e territoriais. Investiga temáticas associadas ao empreendedorismo, orientação empreendedora, inovação, habitats de inovação, cooperações, operações e cadeias sustentáveis, a espacialização das atividades econômicas, assimetrias regionais.
Linha 02: Estratégia e Competitividade
Descrição: Esta linha compreende os estudos sobre a competitividade das organizações e de setores empresariais, com ênfase na formulação e prática da estratégia, e da identificação e mensuração da vantagem competitiva e do desempenho organizacional, investigando aspectos que influenciam a competitividade, como os recursos, capacidades e competências das organizações, as estruturas de mercado e de governança de transação, e processos relacionados à competitividade, como a inovação, a cooperação, os stakeholders, o comportamento estratégico, e o papel do gestor na gestão estratégica.
Prof. Dr. Juliano Danilo Spuldaro
E-mail: ppga@unoesc.edu.br
Disciplinas obrigatórias | Disciplinas Obrigatórias | 16 créditos |
Disciplina Obrigatória da Linha | 03 créditos | |
Tese | 12 créditos | |
Disciplinas Optativas | Disciplinas Optativas (mínimo) | 17 créditos |
Total de créditos | 48 créditos |
O Curso de Doutorado Acadêmico em Administração terá 48 créditos (720 horas), sendo 12 créditos (180 horas) referente à construção da Tese, e, minimamente, 36 créditos (540 horas) em disciplinas, dos quais 16 créditos (240 horas) serão cumpridos em disciplinas obrigatórias comuns, 3 créditos (45 horas) em disciplina obrigatória específica por linha de pesquisa e 17 créditos (255 horas) em disciplinas optativas comuns e/ou específicas por linha de pesquisa.