Reitor da Unoesc enaltece aprovação e apoio ao programa Universidade Gratuita
Publicado em 12/07/2023
Por Unoesc

O Projeto de Lei que institui o programa Universidade Gratuita foi aprovado por maioria, nessa terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em votação acompanhada por reitores das instituições comunitárias e privadas, estudantes e comunidade acadêmica.
Para o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, o momento é histórico para o ensino superior de Santa Catarina e para as instituições comunitárias, refletindo um trabalho intenso desenvolvido há meses por muitos atores.
— Agradecemos o comprometimento e empenho do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado da Educação, professor Doutor Aristides Cimadon, e suas equipes com a efetiva aprovação e implementação do Universidade Gratuita. O programa ampliará o acesso à educação superior de muitos jovens catarinenses, reconhecendo no modelo comunitário um meio valoroso de oportunizar um estudo de qualidade à população — ressalta.
O reitor acrescenta que a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), liderada pela professora Doutora Luciane Bisognin Ceretta, teve um papel fundamental nos diálogos acerca do programa, evidenciando e promovendo o modelo comunitário e os impactos positivos causados pelas instituições associadas ao sistema.
Nesse processo, ele também destaca e agradece a discussão gerada pelos parlamentares que se envolveram na matéria, para que pudessem aprovar o melhor cenário para o estado, em especial a relevante instituição do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Ensino Superior pela Alesc com o objetivo de apoiar e fortalecer o sistema em Santa Catarina.
Os prefeitos, as Câmaras Municipais de Vereadores e entidades representativas também tiveram papel importante na mobilização de disseminação e apoio ao Universidade Gratuita. Nos últimos meses, o reitor da Unoesc realizou visitas institucionais em vários municípios para reforçar a proposta e buscar amparo das lideranças ao programa, que, além de transformar vidas, vai contribuir para o desenvolvimento econômico do estado e para o crescimento regional.
O reitor destaca ainda o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unoesc, por meio do presidente Jean Carlos Calza Ribeiro e demais integrantes, que acompanha o projeto desde as primeiras discussões, demonstrando respaldo à iniciativa que amplia as possibilidades de acesso e permanência do estudante no ensino superior.
— É importante enaltecer a ativa e dedicada participação do DCE da Unoesc na luta pela aprovação, bem com todo o suporte dos dirigentes da Instituição durante o processo para aprovação do programa — enfatiza o reitor.
Saiba mais
O projeto agora segue para sanção do governador Jorginho Mello. Na sequência, a Secretaria de Estado da Educação (SED) fará dois decretos para regular a operação do programa Universidade Gratuita, além de uma portaria com as regras para cadastramento das mantenedoras e dos cursos.
Com a oferta de vagas gratuitas em universidades do Sistema Acafe, a expectativa do governo é atender 35 mil estudantes já no segundo semestre de 2023 e chegar a quase 90 mil contemplados em 2026.