Unoesc Serviços para a Comunidade

Hospital Veterinário

Estrutura

Inaugurado em 2005, o Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê foi idealizado com o principal objetivo de favorecer a realização de atividades práticas do Curso de Medicina Veterinária. Localizado junto ao Campus II da Unoesc em Xanxerê, um complexo de aproximadamente oito mil metros quadrados que compreende coordenação do Curso de Medicina Veterinária, salas de aulas teóricas e práticas, biblioteca setorial, laboratórios diversos, além de granja de suínos e aviário. Com uma estrutura de quatro mil quinhentos e cinquenta metros quadrados, o Hospital presta serviços à comunidade do município e de cidades vizinhas.

Sua localização junto aos prédios da Coordenação do Curso e onde são ministradas as aulas teóricas beneficia os acadêmicos e professores, otimizando o tempo e a logística das atividades, tornando as mesmas mais dinâmicas, permitindo a inclusão de casos da rotina, muitas vezes não agendados no acompanhamento das disciplinas, agregando valor ao ensino e aprendizado, já que essa facilidade acrescenta farto material didático para as aulas práticas, permitindo aos egressos melhor inserção e competitividade no mercado de trabalho em decorrência da maior vivência prática.

Está dividido em setores de pequenos e grandes animais, com atendimento clínico e cirúrgico, internamento (inclusive isolamento e terapia intensiva) e exames diagnósticos. Foi equipado com modernos equipamentos laboratoriais, de radiologia, ultrassonografia, odontologia, anestesiologia e cirurgia, possibilitando atendimento veterinário de qualidade.

Laboratórios

- Análises clínicas

- Diagnóstico por imagem (ultrassonografia e radiologia)

- Parasitologia

- Microbiologia

- Reprodução

- Patologia

Atividades

O Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê, vem se destacando no contexto regional em razão do tipo e da qualidade dos serviços prestados à comunidade. Desde sua inauguração, já foram realizadas em torno de duas mil cirurgias, mil e quinhentas consultas e três mil exames diagnósticos.

Além das atividades práticas inerentes ao curso de Medicina Veterinária, presta atendimentos para a comunidade de Xanxerê e de municípios vizinhos. Dentre essas atividades, consultas, internamentos, cirurgias, diagnóstico por imagem, odontologia, procedimentos anestésicos mediante o emprego de técnicas como a anestesia volátil, bem como serviço de terapia intensiva. Os variados laboratórios de diagnóstico corroboram para o estabelecimento de parcerias com outros ambulatórios, consultórios e clínicas do município.

São oferecidos estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios aos alunos do Curso de Medicina Veterinária da Instituição e de outras, além da possibilidade de participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão prestando apoio à execução de programas de Saúde Pública e Sanidade Animal, melhorando o padrão sanitário da população abrangida, contribuindo para a valorização dos animais pelo homem.

O Hospital Veterinário é conduzido com dedicação por profissionais habilitados mestres e doutores, focados na busca de objetivos comuns, priorizando a ética e o aprimoramento no exercício da profissão, colocando a vida e o bem estar animal em primeiro plano para satisfação de seus proprietários.

Horário de Atendimento

Matutino: 7h30 às 11h30 (segunda a sexta-feira)
Vespertino: 13h30 às 17h30 (segunda a sexta-feira)

Endereço

Unoesc Campus de Xanxerê - Campus II
89820-000 - Xanxerê - SC
Fone: (49) 3441-7090

Equipe de trabalho

Fazem parte da equipe de trabalho, Médicos Veterinários cirurgiões, anestesistas, clínicos e responsáveis pelos laboratórios de diagnóstico, sendo em cada laboratório um especialista na respectiva área.

Coordenação do Hospital Veterinário
Profa. Luciana Alves Prati
luciana.prati@unoesc.edu.br

 

Hospital Veterinário

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.