Unoesc Avaliação Institucional

Modalidades de Avaliação

Conheça as modalidades que fazem parte da Avaliação Institucional da Unoesc.

AVALIAÇÃO INTERNA

Também denominada de autoavaliação, a avaliação interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual a Instituição avalia a sua própria realidade, com o objetivo de melhorar a qualidade das atividades educativas e alcançar maior relevância social. A avaliação interna é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) criada por cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).  

Na Unoesc, a avaliação interna ocorre por meio de duas etapas:

Autoavaliação Institucional

Realizada a cada três anos, serve de parâmetro para as avaliações externas, como também para o planejamento, a gestão e a tomada de decisão internas. Nessa modalidade, são avaliadas as 10 dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, que são: a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional; a política para o ensino, a pesquisa e a extensão; a responsabilidade social; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico-administrativo; a organização e a gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento a estudantes e egressos; e a sustentabilidade financeira.

Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem

É realizada por acadêmicos e professores a cada semestre. Avalia indicadores de qualidade relativos ao ensino e à aprendizagem, à gestão dos cursos de graduação e à infraestrutura. Os resultados desse processo são analisados pela CPA e socializados em reuniões e seminários com acadêmicos, professores e dirigentes, além de serem publicados nas formas impressa e eletrônica.

 

AVALIAÇÃO EXTERNA

É realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e pelo próprio Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A avaliação externa ocorre por meio de três momentos:

Avaliação Institucional Externa

É realizada a cada nove anos, por meio de Comissão de especialistas. Avalia os diversos indicadores de qualidade previstos nas 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A Unoesc passou recentemente por esse processo de avaliação externa (em 2009), alcançando conceito 4,03 (em uma escala de 1 a 5), considerado pelo INEP como “além do referencial mínimo de qualidade”.

Avaliação dos cursos de graduação

É processo de avaliação dos cursos de graduação realizada pelo Conselho Estadual de Educação por meio de comissões de especialistas, com base nos instrumentos de avaliação indicados Inep. Tem por objetivo avaliar indicadores de qualidade relativos à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e às instalações físicas dos cursos de graduação.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade

Tem por objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Além da avaliação do rendimento dos alunos, são avaliados, igualmente, os cursos e a própria instituição de ensino superior. Para avaliar os cursos de graduação é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso: o conceito Enade, o desempenho dos ingressantes no Enade, o conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos observado e esperado) e as variáveis de insumo (corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico). Para avaliar a Instituição, é utilizado o Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação da Instituição.

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.