Estrutura

A Rádio Unoesc conta em sua estrutura com três estúdios para transmissão ao vivo a qualquer hora, com forração acústica, retorno coletivo e também individual para cada locutor com microfones da marca Shure, Electrovoice e também da Áudio-Techica com excelentes respostas para sons naturais e baixos ruídos de captação, obtendo assim uma extensa capacidade de desempenho propiciando uma melhor qualidade no ar.

Contamos também com Mesas de Áudio da SCALA, projetada especialmente para utilização em emissoras de rádio, onde é necessário alto desempenho e também praticidade para realização das tarefas exigidas nos estúdios das estações transmissoras.

A Rádio Unoesc está na era digital, com a informatização de todos os seus processos. A emissora tem condições de veicular sua programação de forma inteiramente automatizada. A informatização traz inúmeros benefícios, como a redução de custos com material, a racionalização das rotinas de serviço e a integração das diversas atividades e setores de produção. A Rádio usa para o gerenciamento de músicas e da programação dos programas que vinculam na emissora o software da Trackmedia, onde dispomos de dois micros trabalhando em sistema de espelhamento, onde temos a mesma programação exportada para os dois micros, contando assim com um reserva a caso de um eventual problema.

Na edição dos programas usamos os softwares do Soundforge e do Vegas para finalização dos programas, onde o limite é a imaginação dos nossos editores. Além disso, contamos também com dois CD player, dois MD. Usamos um medidor de modulação para uma melhor recepção dos sinais captado de outras estações, para veiculação de programas de horários obrigatórios do governo e Voz do Brasil.

Móveis sobre medidas e equipamento todo o padrão rack, propiciando assim ambiente com um melhor aproveitamento de espaço. Ambiente totalmente climatizado e temperatura controlada, propiciando uma maior vida útil dos equipamentos e evitando assim possíveis queimas por excesso de temperatura.

Já no estágio final temos monitor de modulação com indicador de intensidade do sinal recebido, indicador preciso de nível de pico do sinal composto, com memória para a visualização dos picos de curta duração, permitindo a análise do comportamento do processador verificando assim também se a radio não está sobre modulando podendo assim interferir em outras emissoras. A Rádio Unoesc possui distribuidores de áudio onde mandamos retorno para vários pontos da radio onde necessitam de monitoramento do que está no ar, já o processador de áudio, temos O OMNIA 5EX HDFM que é considerado um dos melhores processadores do mundo, é um processador digital de FM que oferece caminhos paralelos simultâneos tanto para as estações de FM analógicas quanto para as que estão transmitindo em digital. Proporciona um som claro, forte e definido.

Atualmente estamos transmitindo com potência de 300 watts, o máximo permitido para emissoras em classe C, e nosso sistema de irradiação é da marca Ideal. A alimentação de todos os equipamentos da emissora passa por um nobreak microprocessado e com by pass automático caso ocorra alguma falha no nobreak de 5KVA.