Unoesc Videira sedia seminário do CAU/SC
A Unoesc campus de Videira sediou na noite de ontem, 21, o seminário CAU - Um Novo Tempo, organizado pelo Conselho de Arquitetura e urbanismo de Santa Catarina, do Instituto de Arquitetos do Brasil. O evento realizado no salão nobre do campus contou com a presença dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, membros do Conselho Nacional, professores, profissionais da área e autoridades locais.
Com edições em 11 cidades catarinenses, o seminário do CAU tem por finalidade apresentar o conselho, sua estrutura e a plataforma do sistema de informação e comunicação do CAU - Siccau, sistema nacional de trabalho e fiscalização aos arquitetos e urbanistas do estado e à sociedade de forma geral.
Durante a tarde, dirigentes e membros do CAU estiveram reunidos com os professores Jeferson Suckow - coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc campus de Videira, Ernani Tadeu Rizzi - pró-reitor Acadêmico, e com o vice-reitor de Campus - Antonio Carlos de Souza.
Na oportunidade, o presidente do CAU/SC, arquiteto Ronaldo de Lima, explanou sobre a "revolução" que ter um Conselho próprio representa para os profissionais que atuam na área. Ele explica que a criação do CAU marca um momento histórico para os arquitetos, que por 80 anos estiveram ligados a um Conselho multiprofissional. No CREA, os arquitetos representavam 12% dos associados daquela entidade, então muitas temáticas específicas de interesse da categoria não eram prioridade nas discussões.
"Agora, com um Conselho próprio, estamos tendo a oportunidade de aprofundar questões estratégicas, como o trânsito internacional de serviços de arquitetura, as estruturas de mercado sob uma ótica macroeconômica e o próprio assentamento humano", explica Roberto Simon, Conselheiro do CAU/BR.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi instituído através da promulgação da Lei 12.378/2010, de 31 de dezembro de 2010, e elegeu seus primeiros Conselheiros Federais e Estaduais através de eleições diretas em novembro de 2011, iniciando suas atividades em 19 de dezembro do ano passado. Em Santa Catarina, o CAU/SC conta com cerca de 4.500 profissionais, que pela primeira vez não dependem mais de "visto" para prestar serviços em outros estados, entre outros benefícios.
Após as edições do seminário em Videira e Chapecó, serão realizados eventos similares em Tubarão, Criciúma, Curitibanos, Lages, Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis. "O IAB/SC tem orgulho de estar organizando estes eventos e de fazer parte desta evolução histórica que fortalecerá nossa profissão bem como o espaço de nossas cidades", destaca o presidente da entidade, Rael Bell, que esteve representado em Videira pela diretora institucional do IAB/SC Sônia Suzete Roese.
"Em todas as etapas, o seminário CAU - Um Novo Tempo terá espaço assegurado para que os arquitetos discutam a qualificação da vida profissional e a arquitetura como instrumento para potencializar a vida de cidades e cidadãos, finaliza Ronaldo de Lima.
Para Jeferson Suckow, coordenador do curso, a presença do CAU em Videira serviu de motivação para os estudantes, futuros arquitetos e urbanistas, ao mesmo tempo em que reforça a importância de uma representatividade devidamente constituída através do Conselho.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira foi criado em 2011, com a primeira turma ingressando este ano, com significativa procura. Para 2013, está previsto o ingresso para uma nova turma através do vestibular de verão Acafe que ocorrerá em dezembro próximo, com inscrições abertas a partir do mês de setembro.




