Notícias Videira Acessibilidade

Visitas oportunizaram conhecimento na área de atuação futura

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
31 de Maio de 2017

Acadêmicos do curso de Biotecnologia Industrial,​ da Unoesac Videira através do​ componente curricular de Práticas de Campo, ​realizaram visitas técnicas a empreendimentos biotecnológicos na região de Videira. Essas ​atividades são complement​ares ​ ​a​o​s​ componente​s​ curricular​es​ Introdução ​à​ Biotecnologia e ​E​stágio ​S​upervisionado.

As visitas em diversas empresas, segundo o professor Edson Luiz de Souza, respons​á​vel pela atividade, estão diretamente relacionadas à aplicação da Biotecnologia e​,​ assim​,​ mostrar os diferentes campos e atuação ​profissional​. Desta forma​,​ é proporcionado aos acadêmicos conhecer indústrias e empreendimentos, visualizar os processos biotecnológicos que estão sendo ​ou​ serão estudados no decorrer do curso, bem como, criar oportunidades de contatos com os profissionais da área, facilitando futuros estágios e ou colocação profissional.

— Foi proporcionado através das visitas, aprendizado em algumas áreas onde o ​biotecnologista pode atuar — afirmou.

Na área de produção animal,​o professor conta que os alunos visitaram a Fazenda Três Marias​,​ localizada no distrito de Rio das Pedras​,​ interior de Videira, onde conheceram a criação de bovinos de corte de alto padrão genético.

Na produção vegetal e bebidas foi visitada a E​pagri ​de​ Videira, onde conheceram o trabalho ​de melhoramento vegetal na fruticultura, produção de sucos​, vinhos/espumantes, ​também o ​laboratório, e participaram de um painel de análise sensorial. Na Vinícola da Serra​,​ em Pinheiro Preto, o foco foi a produção de vinhos, licores, sucos, diversos alimentos e também o turismo, destaque da empresa.

Já na Coopervil​,​ conheceram a produção de sucos, vinhos​/espumantes. Na área ambiental, a visita foi na Granja São Roque​ - ​Master​ ​Videira, onde foi mostrado o sistema de tratamento de efluentes e produção de energia elétrica utilizando os dejetos de suínos.

— Conhecer o funcionamento das empresas, produtores ligados ​à​ Biotecnologia, ​ter contato ​direto ​com a área e profissionais ligados ​à​ futura profissão, ​verificando in loco ​a valorização da atualização profissional, complementam o aprendizado acadêmico que é realizado na Unoesc, além de incentivar a permanência dos acadêmicos no curso​. Além disso, essas ações​ estimula​m​ indiretamente o ingresso de novos alunos na Universidade — apontou o professor Edson Luiz de Souza.