Notícias Xanxerê Intercâmbio

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
20 de Março de 2017

A Unoesc Xanxerê recebe, neste semestre, mais uma intercambista do exterior. Desde o início das aulas, Ruddy Elvira Esteban Quispe, de 23 anos e natural de Lima (Peru), está cursando Engenharia Civil.

Ruddy, que cursará Engenharia Civil até formar-se no curso (em 2022), escolheu a Unoesc Xanxerê porque pretendia estudar sua graduação no exterior. Assim, após concluir o ensino médio em seu país e como sempre gostou de estudar idiomas, aperfeiçoou-se no Português. Depois, escolheu a universidade através do Programa Estudo Convênio-Graduação (PEC-G), que funciona em nível internacional e do qual o Brasil faz parte.

— Estudei Língua Portuguesa no Centro Cultural Brasil-Peru. Logo depois, fiz uma prova em Arequipa, pelo Inep, e com ela soube do PEC-G. Inscrevi-me então no Ministério das Relações Exteriores, na Embaixada Brasileira no Peru. Por fim, fui escolhida, com base nas boas notas do ensino médio. Eu queria vir para o estado de Santa Catarina, e em Xanxerê havia o curso que eu desejava — explica.

Engenharia Civil, ela confessa, deve-se à influência do pai, que é engenheiro elétrico, e porque sempre gostou de estudar ciências exatas, particularmente matemática. Após formada, quer, em sua atuação prática, melhorar a sociedade através das construções que projetar, além da qualidade de vida das pessoas.

Para ela, o intercâmbio enriquece o conhecimento e possibilita a interação.

— O intercâmbio permite compartilhar conhecimentos e informações culturais entre os países. Tenho a oportunidade de ensinar coisas de meu país e levar conhecimentos daqui para aplicar lá — observa.

Suas impressões iniciais do Brasil são muito boas, considerando que Santa Catarina tem muita natureza, e o município de Xanxerê é muito tranquilo, com um povo muito educado.

Além de cursar Engenharia Civil, a intercambista peruana também realiza monitoria e cursa um componente curricular em Arquitetura e Urbanismo.