Notícias Chapecó Geral Reitoria

Unoesc também celebra os 100 anos do município de Chapecó

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
21 de Agosto de 2017

Considerada a capital do Oeste catarinense e referência brasileira da agroindústria, Chapecó é um polo entre os mais de 200 municípios de abrangência da região em que se encontram as sedes de grandes empresas processadoras e exportadoras de suínos, aves e derivados do país. É o município mais populoso do Oeste catarinense e figura em 5º lugar no Estado, com 209.553 habitantes.

Pensando nesse perfil do município, a Unoesc procura alinhar os processos educacionais e as práticas universitárias de acordo com as necessidades regionais, em todas as suas fontes de ensino, graduação presencial e a distância, extensão e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, aprimorando a formação de profissionais qualificados e atuantes. Segundo o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antônio De Marco, a universidade tem investido no aperfeiçoamento educacional dos professores, na pesquisa e na tecnologia com aplicação nas diversas áreas de conhecimento, com o intuito de oferecer aos acadêmicos um conhecimento diferenciado e atualizado para que assumam uma postura de protagonista no mercado.

Um exemplo disso é o Centro de Gestão e Empreendedorismo (CGE) da Unoesc, um órgão que atende as demandas da sociedade organizada de Chapecó no que tange a atividades de extensão, tanto de cursos de formação profissional quanto de consultorias e assessorias. Outra forma de atuação no município é por meio dos cursos de Mestrado Acadêmico em Direito e Mestrado Profissional em Administração que permitem ao aluno alargar seu horizonte conceitual e sua bagagem de ferramentas para lidar com um ambiente cada vez mais complexo e exigente, alinhando teoria e prática. Ainda, destaca-se, em Chapecó, o primeiro curso de doutorado da Unoesc aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Doutorado Acadêmico em Administração, que tem como campos de pesquisa estudos teóricos e empíricos de sustentabilidade e competitividade.

Além disso, a Unoesc e o município de Chapecó mantêm parceria de longa data, por meio de diversos programas sociais que auxilia a população a obter informações e acessar serviços de cidadania.  Entre eles, pode-se ressaltar, o projeto Universidade da Melhor Idade (UMIC) que, desde 2011, possibilita aos alunos desenvolverem pesquisas, trabalhos, seminários, dinâmicas em grupo e interagir com a comunidade.

— Sem esse apoio não seria possível obter a amplitude que se encontra este projeto, por onde já se passaram mais de 300 idosos. Ainda outras ações diferenciadas são realizadas, corriqueiramente, como rua de lazer, orientação jurídica e atendimento psicológico — afirma o vice-reitor De Marco.

A universidade também como incentivadora de atividades esportivas concede bolsa de estudos a atletas que representam Chapecó, por meio de termo de cooperação entre o município e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Nesse sentido, o município busca apoiar a Unoesc com sua estrutura disponibilizando aos acadêmicos do curso de Educação Física as estruturas do Complexo Esportivo Verdão, tais como campos de futebol, pistas de atletismo, entre outros.

A Unoesc foi a primeira instituição universitária do grande Oeste catarinense e a terceira do Estado. Em 1991, teve Aristides Cimadon como coordenador geral da implantação e primeiro reitor. Na ocasião, a Reitoria estava sediada em Chapecó, sendo transferida para Joaçaba em 2001, quando o campus local não aderiu ao projeto da universidade multicampi. Posteriormente, em 2009, a Unoesc retornou com a aquisição da Faculdade Exponencial e a criação de uma unidade, e, em 2015, foi elevada à condição de campus.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.