Notícias Joaçaba Extensão

Unoesc oferece curso de extensão sobre acessibilidade aplicada com Eduardo Ronchetti

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
19 de Junho de 2017

Com o objetivo de ampliar o conhecimento em acessibilidade e auxiliar na elaboração de projetos, laudos e obras, a Unoesc Joaçaba promove o curso de extensão “Acessibilidade Aplicada”. As aulas da primeira turma foram realizadas entre março e junho deste ano, e contou a participação do professor Eduardo Ronchetti, conhecido nacionalmente pelo seu excelente trabalho nessa área. Agora, o curso está com inscrições abertas para a segunda turma, até 31 de julho, por meio do site da Unoesc.

O curso é pioneiro na região e visa atender à necessidade urgente de adaptação dos imóveis existentes. Fizeram parte da primeira turma, 33 alunos, entre engenheiros e arquitetos. Durante as aulas, eles foram divididos em grupos, chamados de escritórios de acessibilidade. Cada escritório tinha um desafio de projeto acessível a ser feito, desde obras novas até reformas e adaptações em edificações existentes. Houve uma troca de conhecimento e uma leitura profunda de normas e legislações, podendo colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso.

Na coordenação do curso esteve à frente o professor Fabiano Nienov e a professora Angela Zamboni Piovesan, que é coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba e que também participou da extensão como aluna. Ela destaca que o curso foi uma oportunidade para os alunos elaborarem diversos projetos de acessibilidade, aliando a teoria com a prática.  Um dos grupos, por exemplo, fez um projeto com adaptações no edifício Pedrini em Joaçaba, como se uma moradora tivesse deficiência visual.

— O curso foi altamente profissional, teve uma troca de experiências bastante grande entre o professor e os alunos, que diariamente se deparam com adaptações, reformas e novos projetos de acessibilidade. Houve muita atividade prática no desenvolvimento de projetos 100% acessível, como também no que se refere a mobilidade urbana, pensando nas cidades e em sua população — analisa Piovesan.

Quem ministrou o curso foi o especialista em Projetos e Laudos de Acessibilidade, Eduardo Ronchetti De Castro. Ele tem diversos vídeos publicados no YouTube e também um número expressivo de trabalhos em acessibilidade, realizados no Brasil. Desde 2003, trabalha nessa área, se dedicando em aplicar soluções inovadoras e eficientes em desenho universal, deixando o imóvel totalmente acessível.

— A nossa missão é promover a adaptação de espaços públicos e privados, eliminando barreiras arquitetônicas das áreas de circulação e garantindo o direito de ir e vir a todas as pessoas, inclusive às pessoas com deficiência — afirma Ronchetti.

Além da presença do professor Eduardo Ronchetti, o curso contou a participação do promotor de Justiça de Joaçaba, Jorge Eduardo Hoffmann, para falar sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Lei de Acessibilidade em Joaçaba e sobre o futuro da acessibilidade em Santa Catarina.

No site da Unoesc estão disponíveis todas as informações sobre a segunda turma do curso de extensão em Acessibilidade Aplicada. São 30 vagas e as aulas ocorrerão de agosto a dezembro. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato, por telefone (49) 3551-2118 ou por e-mail (lucas.zampieri@unoesc.edu.br), com o professor Lucas Quiocca Zampieri, que será o coordenador da segunda edição do curso. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.