Notícias Joaçaba Reitoria

Unoesc marca presença no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
28 de Novembro de 2016

Aconteceu, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Manaus (AM), o 32º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop 2016). O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor doutor Fábio Lazzarotti, esteve presente no evento, que abordou a temática “A pesquisa e a pós-graduação no cenário nacional, internacional e da educação básica”.

O Encontro foi realizado pela Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação (Foprop). Além disso, teve como instituições organizadoras a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Nilton Lins.

A conferência de abertura tratou sobre “Estratégias governamentais para Pesquisa, Pós-graduação e Inovação”, proferida pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeto Neves. Já a palestra de encerramento foi ministrada pelo auditor federal de finanças e controle, da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Romeiro Messias da Costa, que falou sobre o “Marco regulatório da Ciência e Tecnologia/ Lei 13.243 de janeiro de 2016”. Também integrou a programação mesas-redondas e painéis.

Entre os assuntos abordados por Abílio Baeto Neves, fez parte das discussões questões voltadas às instituições privadas e comunitárias. O presidente da Capes falou da preocupação com o seguimento dessas instituições, em especial as comunitárias, comentando que a agência já conseguiu apoio do ministro da Educação para ampliar o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) à pós-graduação, que, em breve, deverá ser regulamentado.

— Essa ampliação ajudará muito este seguimento a resolver problemas que enfrentam de financiamento de sua pós-graduação. De outra parte, ajudará a Capes a redesenhar o Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) — disse.

O 32º ENPROP discutiu a educação brasileira sob diferentes perspectivas, desde especialidades regionais até os desafios e impactos da pesquisa e pós-graduação no atual cenário sociopolítico brasileiro. O Enprop é o principal evento anual promovido pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação das IES brasileiras (Foprop) e tem um papel importante no debate nacional sobre a gestão da pesquisa, inovação e pós-graduação no país, bem como na elaboração de propostas para o seu desenvolvimento.

*Com informações da Universidade Federal do Amazonas e da Capes