Notícias São Miguel do Oeste Extensão

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
24 de Agosto de 2017

A Unoesc São Miguel do Oeste formou, na noite de sábado (19), a primeira turma da Universidade da Terceira Idade (Uniti). A solenidade de formatura dos 77 alunos reuniu professores, familiares e amigos dos formandos no Centro Cultural da Unoesc. No total, 90 alunos concluíram o curso.

Para a aposentada Oralina Lazarotto Borges, de 91 anos de idade, a formatura foi um momento ímpar.

— A Uniti mudou a minha vida, ampliou os meus conhecimentos e proporcionou muitos amigos. A formatura foi emocionante, pois sempre tive o sonho de me formar em uma universidade — conta a aposentada, que agora participa da Pós-Uniti.

O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, destaca que a Unoesc, como instituição comunitária, se preocupa com o desenvolvimento das pessoas.

— A formatura da primeira turma da Uniti, da Unoesc São Miguel do Oeste, tem um sentido todo especial, pois consolida um trabalho que foi idealizado com muito carinho e que transcende a perspectiva de um simples curso de extensão — afirma Kaufmann.

Segundo o professor Evelácio, a Uniti procura refletir o papel do idoso na atualidade, ampliando o conhecimento em diversas áreas; busca desenvolver potencialidades, vivenciando novas experiências para o desenvolvimento biopsicossocial do idoso, bem como oportuniza espaço para atividades práticas, culturais e lúdicas, que agreguem valores para melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento saudável.

— No Brasil, a população da terceira idade já chegou aos 10%, com perspectiva de crescimento para as próximas décadas. Portanto, o futuro próximo será marcado pela continuidade do envelhecimento populacional, o que representa uma participação cada vez mais intensa desse público tanto no mercado de trabalho como nas relações de convívio social — avalia Kaufmann.

Participaram da solenidade de formatura da Uniti, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann; a patronesse da turma, professora Dirce Sehnem; a paraninfa, professora Janes Cerezer Köhnlein; os professores homenageados, Elis Regina Frigeri, Roberson Júnior Fernandes Alves e Marilei Dal'Vesco.