Notícias Joaçaba Geral Reitoria

Unoesc fazendo parte dos 100 anos de Joaçaba

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
21 de Agosto de 2017

Em agosto, a Unoesc também comemora os 100 anos do município de Joaçaba. Fazer parte dessa história é uma honra e um privilégio, pois a Unoesc é uma universidade bem estrutura, muito enraizada em suas comunidades, e tem a compreensão de que o município é referência na região. Focada na excelência acadêmica e em ser, efetivamente, um agente de desenvolvimento regional, a instituição acredita que a parceria com o município é essencial para a consolidação desses objetivos.

Atualmente, é em Joaçaba que estão situadas as sedes administrativa e jurídica da Unoesc e da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), além do maior campus da instituição, que possui mais de cinco mil estudantes. Em Joaçaba, a Funoesc também mantém o Hospital Universitário Santa Terezinha que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde e é referência em Urgência e Emergência, Neurocirurgia e Oncologia. A Unoesc Joaçaba recebe estudantes de vários estados brasileiros e até de outros países, especialmente em virtude da oferta do curso de Medicina e de residências médicas. O campus também se destaca pelos mestrados em Educação e Biociências e Saúde.

O reitor, professor Aristides Cimadon, conta que o município de Joaçaba foi quem criou a Unoesc. Doou seu primeiro terreno e forneceu condições para a construção do seu primeiro bloco. A partir disso, todos os prefeitos participaram com recursos públicos para tornar a Unoesc a instituição que é hoje.

— Como fazem os pais em uma família, Joaçaba criou e deu condições de emancipação. Em seus primeiros anos, o município de Joaçaba mantinha a instituição. A construção do primeiro bloco e a doação do terreno do campus 1 foi no período do prefeito Evandro Freitas. Depois, com Normelio Zilio, foi construído o Bloco 2 e a doação do terreno do campus 2, com a construção do prédio de Odontologia. No período do prefeito Raul Furlan, foi construído o prédio da biblioteca, e no período do prefeito Afonso Dresch foi construído o belíssimo auditório que leva seu nome — relata Cimadon.

Ele cita também que no curto período do prefeito Joventino De Marco, construiu-se o prédio que abriga o curso de Direito, e no período do prefeito Armindo Haro Neto, sob a liderança do presidente Sergio de Carli, os sócios doaram o Hospital Santa Terezinha à Unoesc, que o transformou em um hospital de referência regional.

— Ao longo dos anos, os demais prefeitos também estiveram presentes com seu apoio político e parcerias na construção dos outros espaços físicos — comenta.

Cimadon afirma que a Unoesc foi e é uma grande agência promotora do desenvolvimento de Joaçaba e região, uma vez que a instituição gera conhecimento e forma pessoas empreendedoras. Ele relembra que o grupo de pessoas, liderado pelo prefeito Odilo Coppi, em 1968, que criou a fundação mantenedora da universidade e do hospital, não imaginou que a Unoec seria o motor do desenvolvimento de Joaçaba.

— A Unoesc, além de formar pessoas altamente especializadas, implementou uma série de atividades, que impediram o êxodo de jovens para outras regiões; possibilitou a criação de empresas, cujos projetos nasceram dentro da instituição; gerou a circulação de pessoas que permitiu o crescimento gigantesco da construção civil em Joaçaba e que movimenta o comércio com seus eventos e formaturas — destaca o reitor.

Além disso, as dependências físicas da instituição, auditórios, quadras esportivas e espaços de lazer abrigam a população de Joaçaba para eventos importantes. A Unoesc também oportuniza intercâmbio e estudo às pessoas da terceira idade. Como instituição comunitária oferece qualidade de vida à população local, por meio do atendimento jurídico, serviços de assistência médica, odontológica, de fisioterapia, psicologia e recreação. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.