Notícias Joaçaba Intercâmbio

Unoesc e líderes políticos participam da 2ª Conferência Ibero-Americana na Argentina

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
11 de Setembro de 2017

Buscando fortalecer o Programa de Mobilidade Acadêmica e reforçando a parceria com a Universidad de la Cuenca del Plata (UCP) na Argentina, ocorreu, entre os dias 27 e 30 de agosto, a 2ª Conferência Ibero-Americana, tendo como temática a educação para a sustentabilidade.

O evento envolveu a Faculdad de Ciencias Empresariales, que organizou atividades acadêmicas, encontro com poder público e visitas a empresas da Província de Corrientes. Participaram acadêmicos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unoesc Joaçaba, representantes da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), prefeitos e secretários de desenvolvimento dos municípios de Joaçaba e Luzerna.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, essa foi uma oportunidade para debater temas relacionados às atividades profissionais e acadêmicas, proporcionando a integração entre as universidades envolvidas, juntamente com poder público e empresários dos dois países envolvidos. Além disso, a conferência permitiu a vivência da realidade de outra cultura por meio da interação cultural de línguas, alimentar, teatral e musical, fortalecendo a missão da Unoesc em promover o desenvolvimento regional.

A presidente da ACIOC e coordenadora da Área das Ciências da Humanidades da Unoesc, Tânia Durigon, representando o reitor, afirmou que foram realizadas diversas visitas técnicas, muito importantes, principalmente, para que os acadêmicos visualizassem o cenário em que estão inseridas as empresas que fazem parte do cenário econômico atual.

Durante a conferência, foi realizada também uma rodada de negócios, que teve como objetivo expor as potencialidades de vínculos comerciais entre as regiões. Nesse evento, contou-se com a presença de diversas autoridades argentinas de Corrientes e da região do Chaco.

— No setor privado, percebemos as disparidades das normas e exigências entre os dois países, o que resulta, certamente, em dificuldades das empresas brasileiras em fazer frente à concorrência global — analisou a presidente da ACIOC.

Para o gerente Executivo da ACIOC, Angelo Radavelli Junior, a conferência proporcionou um avanço significativo no conhecimento dos detalhes que constroem a indústria de Corrientes e Chaco, e o cumprimento do Plano de Gestão da ACIOC que possui como uma de suas metas a internacionalização do empresariado.

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, reiterou que durante o intercâmbio foi possível observar que os excessos são os grandes vilões na área de desenvolvimento econômico e na abertura de negócios, para a geração de emprego e renda.

— No Brasil, a legislação e os processos burocráticos impedem, muitas vezes, os empreendedores de desenvolverem seus negócios. Já na Argentina isso é mais flexível, permitindo produzir mais, ganhar mercado e até exportar — comparou o prefeito.

Para o coordenador do curso de Administração da Unoesc Joaçaba, Juliano Danilo Spuldaro, a segunda edição da Conferência Ibero-Americana evidenciou vários aspectos que servem de parâmetro para perceber onde há avanços e onde é preciso melhorar nas atividades produtivas e de ensino. A professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas acrescentou que a experiência interinstitucional permitiu uma variedade de temas para a pesquisa comparativa entre os países, com estudos aplicados, propiciando resultados tangíveis aos empresários, à academia e ao conhecimento dos estudantes envolvidos.

O acadêmico Ricardo de Deus e Silva afirmou que trocar ideias com estudantes de outra nacionalidade permitiu expandir o conhecimento e refletir naquilo que pode ser aplicado no país.

— Tudo o que foi apresentado de novo para nós serviu para que tenhamos um brilho novo no olhar sobre a cultura de uma região muita rica e que sabe valorizar sua história e as pessoas que a construíram — ressaltou o acadêmico Ricardo.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.