Notícias Joaçaba Geral

Unoesc conta com sala transmidiática criada com recursos da Fapesc

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
11 de Agosto de 2017

O projeto “Processo midiático e transmídia: a relação socioambiental dos moradores de Joaçaba com o Rio do Tigre”, aprovado em novembro do ano passado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc​), permitiu a implantação de um laboratório transmidiático, na Unoesc Joaçaba. Por meio de recursos financeiros da Fapesc, o local já possui todos os materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa e produção de materiais educativos, como documentário, peças publicitárias e websérie.

Desenvolvido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, o projeto é coordenado pelo professor Marcio Giusti Trevisol, e conta com a participação dos docentes e pesquisadores Arnaldo Telles Ferreira, Paulo Ricardo dos Santos, Silvia Spagnol Simi dos Santos e Vanessa Angélica Balestrin.

De acordo com os pesquisadores, o projeto visa identificar a importância simbólica que o Rio do Tigre exerce sobre o imaginário popular, além de criar um centro de produção transmidiática que possa auxiliar na divulgação e produção do conhecimento ambiental do Rio do Tigre.

O projeto foi dividido em cinco etapas. A primeira consiste no fichamento das principais obras bibliográficas, a segunda prevê a coleta dos dados e elaboração do artigo científico. Já a terceira etapa analisa os dados e desenvolve a websérie e ferramentas de mídias sociais. A quarta etapa envolve a finalização dos produtos transmidiáticos e a publicação dos resultados em eventos patrocinados pela Fapesc. O debate com a comunidade e a exibição dos produtos midiáticos integram a quinta e última etapa do projeto.

— Neste momento estamos analisando os dados coletados e na próxima semana começaremos a desenvolver uma campanha publicitária — informou a professora Vanessa Angélica Balestrin.

A sala transmidiática está localizada no Bloco 4, anexa ao estúdio de televisão do curso de Publicidade e Propaganda, no campus 1 da Unoesc Joaçaba. Para o coordenador do projeto, a implantação do laboratório transmidiático é algo inovador e fundamental para o aperfeiçoamento de pesquisas na área de Comunicação Social. Além disso, os livros, adquiridos com a verba da Fapesc, foram essenciais para os pesquisadores e servirão como base de conhecimento sobre a temática transmidiática e meio ambiente.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.