Notícias Chapecó Graduação Tecnologia

Unoesc Chapecó finaliza oitava turma do projeto de Cooperação com as Empresas de Tecnologia

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
07 de Dezembro de 2017

No dia 01 de Dezembro foi finalizada a oitava turma do projeto de cooperação com as empresas, apoiada novamente por empresas associadas ao Deatec. O programa é desenvolvido pelos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Unoesc em Chapecó e entregaram mais 7 alunos para o mercado de trabalho.

O projeto, apresentado em 2010 e em sua oitava edição, já formou, 51 profissionais. Com o objetivo de acelerar o processo de formação dos acadêmicos para inserção no mercado através de um cronograma fechado com a empresa, a capacitação ocorreu todas às tardes, aplicando um ambiente muito próximo das empresas com o acompanhamento de professores e egressos do curso.

Segundo o coordenador dos cursos Tiago Zonta, a ideia de inserir egressos traz um diferencial bem interessante, uma vez que eles estão muito próximos das necessidades e dúvidas de um iniciante.

A oitava turma coordenada pelo professor Guinther Pauli foi formada por 7 acadêmicos: Nicolas Nathan Maia, Daniel Wenzel, Guilherme Tosi Caigaro, Carlos Eduardo Pelison Zilles,  Jhonatan de Oliveira, João Pedro Mariotti e Lucas Giaretta Medeiros que vão atuar nas 6 empresas participantes do projeto: SGI Sistemas, e-comBR, Raffinato, Trafegus, Top System e Datatransp.

Nesta turma uma nova parceria foi formada com a empresa SGI Sistemas. Além dos alunos alocados nas empresas desta turma, foi aberto também para alunos que tinham disponibilidade e o desejo de aprender mais, na sua maioria acadêmicos iniciantes nos cursos de Sistemas e Engenharia da Computação, que foram, Rodrigo Otávio Tolomeotti, Ayrton Domingos Lorenceti , Marcelo da Silva, Luiz Cláudio Stakonski Ballista e Julio Cesar Martins.

Segundo a coordenação, isso é importante porque o curso terá peças para indicar, uma vez que a procura por profissionais na área de tecnologia da Informação e comunicação é intensa.

—  Normalmente faltam pessoas para indicar, ou seja, capacitar os iniciantes poderá antecipar sua entrada no mercado e ajudar no problema da alta demanda, sendo que a região não para de crescer neste setor —  comenta Tiago Zonta.

Outra estratégia que foi repetida nesta turma, foi a utilização de egressos como professores, foi o caso dos egressos Augusto Ody e Iskailer Rodrigues.

*Texto Unoesc Chapecó