Notícias Campos Novos Extensão

Unoesc Campos Novos recebe alunos do ensino médio para apresentar os cursos e a estrutura do campus

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
19 de Maio de 2017

No dia 12 de maio, a Unoesc Campos Novos recebeu os alunos do 3º ano do ensino médio dos colégios Paulo Blasi, Henrique Rupp Junior, Coronel Gasparino Zorzi e José Faria Neto. Nesse dia foi apresentada a estrutura da universidade e, posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a dinâmica de cada curso de graduação e as suas particularidades.

Inicialmente, os alunos foram recebidos pela professora Juvilde Padilha, a qual apresentou o curso de Pedagogia e as vantagens da sua oferta pela Unoesc, como formação continuada pelo Proesde, com 100% de bolsa, e a preparação para docência através do programa PIBID, com ajuda de custo. Eles visitaram a brinquedoteca, que é um laboratório didático pedagógico, com destaque para a importância do lúdico, da aplicação e domínio do material concreto no exercício da docência e da profissão.

Em seguida, os visitantes foram recebidos pelos professores do curso de Agronomia. A professora Analu Mantovani falou sobre o laboratório de análises químicas e físicas do solo e as possibilidades de bolsa de estudo e estágio curricular, esclarecendo também sobre as atribuições do engenheiro agrônomo. A professora Tamara Pereira apresentou o laboratório de fitotecnia, descrevendo as aulas práticas e dinâmicas desenvolvidas neste local.

Na sequência, os acadêmicos visitaram a área experimental do campus, onde os professores Marcio e Luiz Paulo comentaram sobre os experimentos que estão sendo conduzidos. O professor Marcio mostrou o ensaio de cultivares de aveia forrageira e granífera, o qual faz parte de uma rede de ensaios da Comissão Brasileira de Aveia, ressaltando que as análises de linhagens de aveia serão realizadas apenas neste local. Já o professor Luiz Paulo comentou sobre o experimento desenvolvido junto com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia), UDESC-CAV (Lages), Universidade da Carolina do Norte (EUA) e a Unoesc Campos Novos. O projeto visa avaliar a quantidade de dejetos líquidos de suínos que pode ser aplicada no solo, em função da sua declividade e de seu impacto na eutrofização das águas.

Posteriormente, os alunos foram recebidos no laboratório de informática pelo professor Juglans, coordenador do curso de Administração, o qual apresentou aos alunos a profissão do administrador, as características, seu histórico e as áreas de atuação profissional em organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. Com o intuito de elucidar a atuação deste profissional, o grupo participou da tomada de decisões administrativas em um jogo on-line simulado simples, onde administra uma fábrica de cervejas. Este jogo apresenta reduzidas variáveis, mas remete ao processo fundamental do administrador, de tomada de decisão em ambientes instáveis, incertos e/ou com grande número variáveis.

Os visitantes também foram recebidos por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Giovani Tessari e Eliane Galafassi, os quais demonstraram um trabalho apresentado na atividade de extensão "Zoonoses: da escola para a família" que o curso mantém em escolas da região, apresentando o ciclo da Raiva, a diferença entre os tipos de morcegos existentes, sintomas e outras explicações (material desenvolvido pelos próprios acadêmicos com orientação dos professores).

Após a apresentação, os monitores do laboratório de anatomia animal apresentaram o laboratório de ossos que os ingressantes frequentarão já na primeira semana de aula, onde os visitantes tiveram a oportunidade de verificar as aulas práticas desenvolvidas no curso, a estrutura de laboratórios da Unoesc e o que um médico veterinário necessita saber para poder exercer a atividade profissional.

Esta atividade é uma dinâmica do projeto “Oficinas escolares”, desenvolvida pela Unoesc Campos Novos com a finalidade de demonstrar as habilidades e dinâmicas desenvolvidas nos cursos de graduação e colaborar para que os alunos possam escolher e conhecer os cursos de graduação com maior assertividade.